Menu

Estudos e artigos

Impacte os de fora

Pr. José Rosifran – Diretor Base WEC Brasil em Belo Horizonte

 

“A Igreja é a única sociedade no mundo que existe para os seus não-membros (os de fora).” Estas palavras são atribuídas a William Temple (1881-1944) bispo anglicano. Em 1942 ele publicou o livro Cristianismo e a Ação Social no qual defendia o engajamento da Igreja nas questões sociais ao seu redor. Em 1943 ele fez um discurso no Parlamento Inglês, criticando o mesmo, por procastinar uma ação em favor do povo europeu que estava sofrendo debaixo da atrocidade nazista. No discurso ele fala que o sacerdote e o levita da parábola do Samaritano não foram responsabilizados pelo sofrindo do viajante, mas foram condenados por não lhe prestarem socorro.

Rodney Stark, sociólogo americano, na sua obra O Crescimento do Cristianismo, (Paulinas, 2006) tenta esclarecer como o Cristianismo teve tanto impacto sobre o Império Romano. Ele fala que uma grande inovação dos ensinos de Cristo foi o conceito de que Deus ama toda a humanidade, e que só podemos agradá-Lo se demonstramos amor a todas as pessoas incluindo os de fora, mesmo se forem nossos inimigos. Este conceito chocava a mentalidade grega que via a misericórdia como um defeito de caráter.

Ele fala que durante as epidemias, em alguns casos exterminaram um terço da população, o ensino cristão do “amor e da caridade haviam sido traduzidos em normas de serviço social e de solidariedade comunitária”. O cuidado dos cristãos com todos, incluindo os não cristãos, muito impactou o povo romano. Enquanto os sacerdotes pagãos e os médicos fugiam para lugares seguros os cristãos permaneciam no meio do povo cuidando dos seus sofrimentos, mesmo que isto significou a morte de muitos deles.

Ele cita a carta de Dionízio, de 260, “Muitos de nossos irmãos revelaram um amor e uma lealdade sem limites, jamais se poupando e pensando apenas no outro. Sem levar em conta o perigo, encarregaram-se dos doentes, satisfazendo todas as suas necessidades e prestando-lhes assistência em Cristo, e com eles partiram desta vida serenamente felizes, pois foram infectados por outros que estavam com a doença, contaminando-se com a enfermidade de seus semelhantes e alegremente aceitando suas dores. Muitos deles, ao tratarem e curarem os outros, transferiram a morte alheia para si mesmos e morreram em seu lugar…”

Stark aponta a demonstração prática do amor cristão não apenas nas epidemias, mas diante de problemas sociais como infanticídio, aborto, descriminação e tantos outros, como uma das principais razões sociais do crescimento e do impacto no império romano, na sociedade europeia, e que nos afeta até os dias de hoje.

Na sua carta aos tessalonicenses o apóstolo Paulo fala que ele agradecia a Deus pela comunidade deles e orava constantemente por eles.

Ele diz estar impressionado como “vocês puseram em prática a sua fé, como o amor de vocês os fez trabalhar tanto e como é firme a esperança que vocês têm no nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tess 1:3, NT na linguagem de Hoje). Ele afirma que esta demonstração prática de fé e amor tem sido tão impactante em toda a região que onde quer que vá, ele não precisa nem pregar, pois as pessoas destes lugares estão falando da fé e do amor deles.

Eles estão impactando as pessoas de fora, mas também estão se tornando modelos para os crentes da região. (1:7-8) Além de fazerem eles estão multiplicando seu impacto sendo imitados por outras igrejas. Como temos vivido? Como tem sido a demonstração prática do nosso amor para com os outros, especificamente para com os de fora? O que os de fora falam a nosso respeito? Vamos refletir nisto.