IGREJA REFORMADA, SEMPRE SE REFORMANDO

“Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”

A frase em latim é atribuída ao teólogo reformado holandês Gilbertus Voet (1589-1676). Ela teria sido proferida durante o Sínodo de Dort, realizado em Dordrecht, Holanda, entre novembro de 1618 e maio de 1619.

É certo que há muitas interpretações para esta frase, mas abaixo declaro minha compreensão, tentando ser fiel ao reformador holandês.

1. A igreja não consegue mudar a si mesma. Quem muda e transforma a igreja é o Cabeça, nosso Senhor Jesus Cristo.
  2. A igreja reformada sempre se reformando não quer dizer que a cada geração a igreja adeque seu ensino ao sabor das ideologias políticas, sociais, sexuais, de gênero ou seja o que for.
  3. A igreja precisa de uma reforma constante em cada geração, isto é, retornar sempre às Sagradas Escrituras sob a orientação e iluminação do Espírito Santo. Pois, a cada geração, surgem novas heresias ou velhas heresias ganham um novo colorido. O Espírito Santo, Aquele que capacita a igreja para compreender as Escrituras e responder os desafios de cada geração, está presente para transformar, orientar e fazer a igreja florescer e frutificar. As reformas das quais a igreja precisa em cada geração são no sentido de uma compreensão das Sagradas Escrituras e que levem a uma aplicação e uma prática relevante para que Cristo seja glorificado.
  4. A igreja de Cristo precisa compreender que dentro da igreja institucionalizada (qualquer que seja o modelo de estrutura), lobos devoradores surgem do meio do rebanho procurando desviar os fiéis das doutrinas da Graça. É necessário que a igreja seja sempre restaurada ao primeiro amor, à fé em Cristo, à certeza de que a salvação é unicamente pela Graça, por intermédio de Cristo Jesus e que todo crente deve dar Glória somente ao Deus vivo.
  5. A igreja pode viver uma firmeza doutrinária (ortodoxa) mas uma ortodoxia fria, sem fervor, sem paixão, sem amor a Cristo. É doutrina com um fim em si mesma. Ela precisa ser reformada.
  6. A igreja pode viver um frenesi de misticismos idólatras no qual a palavra humana e os sentimentos humanos sobrepõem as evidentes verdades bíblicas. A igreja precisa ser reformada.
  7. A igreja pode viver em busca da prosperidade material e do dinheiro exclusivamente e não pregar mais o arrependimento, a fé, e a santificação, a doutrina sobre o inferno, a volta de Cristo, os novos céus e nova terra. Quando a ênfase da mensagem está no dinheiro e prosperidade financeira, a igreja precisa ser reformada.
  8. A igreja pode viver apenas voltada para a religião, o religiosismo e o legalismo, em que os frequentantes são apenas consumidores de cultos, produtos e programas religiosos sem piedade verdadeira e sem buscar a santificação. A igreja precisa ser reformada.
  9. A igreja pode viver apenas na sua força da carne quando firma em seus diplomas, cursos, doutorados, seminários, milhares de fiéis, orçamento grande, ampla estrutura administrativa, etc. sem aquela humildade e dependência da unção e capacitação do Espírito Santo. A igreja precisa ser reformada.
  10. A igreja pode mundanizar-se: Suas práticas conciliares, tomadas de decisões, a maneira como usa o dinheiro, a conduta dos crentes nos negócios, na política, no lar, na escola, na prática da ética e na conduta sexual não difere dos que não temem a Cristo. A igreja precisa ser reformada.

A igreja precisa mesmo ser reformada e restaurada no seu compromisso pessoal com o estudo da Palavra de Deus. Restaurar o amor e a comunhão tanto entre os de casa quanto no templo.

A igreja precisa ser reformada em seu amor por missões, amor pelos que sofrem, amor pelos perdidos e enfatizar as grandes doutrinas da graça: Sola Scriptura, Sola Fide, Solus Christus, Sola Gratia, Soli Deo Gloria, isto é, Só a Escritura, Só a Fé, Só Cristo, Só a Graça e Glória somente a Deus.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular