Estudos e artigos

Igreja missionária é igreja generosa

2 Coríntios 8
1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia; 2 Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. 4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.6 De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça entre vós. 7 Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça. 8 Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.
9 Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 10 E nisto dou o meu parecer; pois isto convém a vós que, desde o ano passado, começastes; e não foi só praticar, mas também querer. 11 Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. 12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. 13 Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, 14 Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; 15 Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.

Fiz questão de publicar o texto completo para que todos possamos perceber o que a Bíblia nos diz a respeito deste assunto, e nada melhor do que um texto escrito pelo apóstolo Paulo, o maior de todos os missionários, a respeito deste tema. Não é possível ser uma igreja missionária, sem que antes esta igreja seja uma igreja generosa.
A verdadeira generosidade envolve você doar até mesmo o que você não tem, tem a ver com ir além do que seria racionalmente aceitável, tem a ver com dar um passo de fé. Sempre me impressionei com o que o apóstolo escreve ao final desta perícope, pois mesmo dando além do que poderia a igreja da Macedônia experimenta a generosidade de Deus, e aquele que colheu pouco, não terá falta.
Olhando para esta porção das Escrituras somos confrontados: somos realmente uma igreja missionária? Sou realmente alguém que valorizo missões? São perguntas diferentes, pois posso fazer parte de uma igreja missionária sem ser alguém que investe em missões, da mesma forma que posso me envolver muito em missões e contribuir generosamente e não ser membro de uma igreja que pensa e vive assim. O DESAFIO É: Paulo nos convoca a sermos uma igreja generosa em investimento missionário e nos desafia de forma individual a sermos generosos também.
Nossa igreja é conhecida por ser uma igreja que se envolve e que investe em missões, mas a pergunta que eu gostaria que você fizesse a si mesmo é: você tem investido de forma generosa em missões? Se a resposta for SIM; graças a Deus e que você continue assim. Se a resposta for NÃO; nunca é tarde para começar. Leia e viva o que o SENHOR, deixou claro e simples para todos nós.

Sejamos generosos, sejamos missionários, sejamos obedientes, sejamos usados.

Pr. Eduardo Borges | preduardo@oitavaigreja.com.br