Menu

Estudos e artigos

Generosidade Transforma

Ao pesquisar o significado da palavra generosidade, encontrei que “Generosidade é a virtude em que a pessoa ou o animal tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca”.
Penso, então, ser a generosidade uma característica do amor. É a manifestação do amor, o dom supremo. É atuar em favor de outra pessoa de forma desinteressada, é a prática do amor por meio de atos, bens materiais e serviços para o próximo, a obediência ao que Jesus nos ensinou em Mt. 22:39 – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
Quando criança, sempre passava as férias na casa da minha avó Bia aqui em Belo Horizonte. Na juventude, vim do interior de MG para morar com ela por alguns anos e durante esse tempo algumas atitudes dela muito me marcaram.
Lembro-me bem que ela sempre ajudava as pessoas necessitadas que batiam em sua porta: seja com alimentos ou com o pouco dinheiro que tinha. Em determinada ocasião, perguntei por que ela sempre ajudava os outros, e, sabiamente, ela me respondeu: “Meu filho, quem ajuda os pobres e necessitados, serve a Deus!”. Outro fato também que ficou marcado na minha memória era vê-la escondendo doces e guloseimas. E, mais uma vez perguntei para ela o motivo e ela me respondeu: “Se eu não zelar e esconder bem, os gulosos (os não generosos que querem tudo somente para si) aparecerão e comerão tudo, não deixando para os demais, então prefiro guardar um pouco para cada um”. Pude perceber ali um exemplo de amor e preocupação com o próximo, até mesmo com os egoístas, ou, os não generosos.
Lembro também que apesar dela não ser uma pessoa de posses, nunca lhe faltou nada, pelo contrário, sempre tinha mais e mais para doar. Tudo isso muito me inspirou e me tocou!
Desde que me converti a Jesus e fui transformado em nova criatura pelo meu único Senhor e Salvador, venho aprendendo, conhecendo, entendendo, recebendo e buscando obedecer, com paz no coração, a sabedoria de cada palavra e ensinamento bíblico.
No que se refere ao tema generosidade, há na palavra de Deus um versículo, Provérbios 11:25, que sempre me faz refletir bastante, “a alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido”. Portanto, ao longo desses 22 anos de caminhada com Jesus, tenho experimentado da Sua Palavra, recebi o dom da generosidade e o tenho praticado com alegria. Verdade é que tenho visto Deus transformar a minha vida e, como Ele tem sido cada vez mais generoso comigo, em todos os aspectos, seja na vida familiar, no ministério, nas amizades, nas oportunidades diversas de servi-lO, nos negócios, etc. Sou muito grato ao Senhor por isso!
Como a generosidade transforma? A transformação começa quando entendemos que não somos donos de nada, uma vez que “todas as coisas são Dele, por meio Dele e para Ele”, e que os dons concedidos pelo Espírito Santo de Deus são para benefício da igreja, do Reino de Cristo e do próximo. Nós somos apenas mordomos, gerentes de tudo que Deus tem nos confiado. Quando entendemos isso, procuramos gerenciar e cuidar bem de tudo que nos foi confiado.
E em todas as decisões depender do Senhor todo poderoso. Ele nos cederá, cada dia, mais sabedoria, conhecimento, entendimento, bens, riquezas, dons e o fruto do Espírito Santo (“amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” – Gl. 5:22). A generosidade do Senhor transforma nossos relacionamentos, caráter, coração, bolso e desejo de servir mais e mais ao Senhor com o propósito de contribuirmos para que vidas sejam salvas, fortalecidas e renovadas em Cristo Jesus. Sou muito grato mesmo, pois, o Senhor tem confiado além do que eu imaginava.
Quero viver com meu coração disposto a ouvir e ajudar os necessitados; seja com um conselho, ajuda financeira, com alimento, transferência de conhecimento, dedicando um tempo, enfim, sendo generoso, de algum modo, com todos aqueles que Deus enviar.
Como vou saber se foi realmente Deus quem enviou? É preciso discernimento, levar o assunto em oração diante do Senhor, refletir no que a Bíblia ensina, ter bons conselheiros e ter a paz de Cristo no coração na hora de decidir.
Quanto mais agradecermos a generosidade de Deus, quanto mais fiéis nos tornamos na generosidade, o Senhor nos confia ainda mais. Convido-lhe a experimentar este poder transformador do Espírito Santo de Deus. Você experimentará a generosidade de Deus manifestada em Cristo Jesus. Busque e receba do Espírito Santo o dom de generosidade. Pratique a generosidade. A generosidade transformará sua vida e a vida de sua família.

Olindo Batisteli Presbítero da Oitava Igreja