Menu

Estudos e artigos

Fiel a Deus nas fornalhas da vida

As provas fazem parte da vida de todo ser humano. Somos provados a todo tempo, em diversas áreas da vida. À medida que crescemos, as provas tornam-se mais difíceis e seus resultados mais importantes. A prova da escola, o ano do vestibular, o exame de habilitação, a prova para o concurso…

A Bíblia diz que Deus também nos prova. Tiago, capítulo 1, nos diz ainda que Deus nos prova com o propósito de nos aperfeiçoar para então nos aprovar, de maneira que devemos ter por motivo de grande alegria o fato de passarmos por várias provações.

No entanto, precisamos entender que as provas de Deus são diferentes das provas dos homens. Um exemplo claro é o nosso sistema educacional, que muitas vezes treina alunos para fazerem provas ao invés de se preocupar se eles, de fato, aprenderam o conteúdo.

– As provas dos homens cobram bom desempenho. As de Deus, integridade.

– As provas dos homens exigem habilidade. As de Deus, dependência.

– As provas dos homens aprovam a performance. As de Deus, o caráter.

Daniel 3 conta a história do dia em que Deus livrou seus três servos (Hananias, Mizael e Azarias) da fornalha ardente. Portanto, quero destacar deste capítulo algumas lições. Para que possamos ser fiéis a Deus nas fornalhas da vida, precisamos:

1 | Crer no poder de Deus

Deus pode todas as coisas, não podemos nos esquecer disso. Seja qual for a circunstância, devemos ter a nossa fé firmada no Senhor e no seu poder. Jesus estava com seus discípulos no barco no meio de uma grande tempestade. Os discípulos ficaram aterrorizados e temeram a morte. No entanto, estava com eles no barco Aquele que ordena e até os ventos e o mar lhe obedecem. Não havia motivo para medo. Quando provados, Hananias, Mizael e Azarias não se esqueceram de que serviam ao Deus que pode todas as coisas.

2 | Confiar em Sua vontade

Muitas vezes o nosso problema não está em crer no poder de Deus, mas sim em entender que, por mais que Ele possa todas as coisas, não tem a obrigação de realizar o que nós queremos. Confiar na vontade de Deus é aprender a descansar no presente, simplesmente por saber que Ele irá dirigir o seu futuro.

Deus iria livrar os seus servos do fogo? Eles criam que Deus era poderoso, mas não sabiam se Deus de fato iria fazê-lo. Neste caso, o que resta é confiar. Confiar na vontade de Deus nos faz encontrar a paz, mesmo nas maiores provações.

3 | Obedecer Sua Palavra

Por fim, aqueles homens precisavam tomar uma decisão: obedecer. Não devemos guiar nossas vidas pelas muitas incertezas que temos, mas sim por aquilo que Deus nos disse.

Qual será o desfecho? Essa resposta só cabe ao Deus Todo Poderoso. A nós, homens, cabe crer, confiar, e obedecer. Hananias, Mizael e Azarias não se curvaram. Eles conheciam os mandamentos: adoração somente ao Senhor.

Sabemos o fim dessa história: eles foram lançados, de mãos atadas na fornalha ardente. No entanto, não estavam sozinhos. Nas provações, Jesus sempre nos faz companhia e Suas mãos nunca estarão atadas. Ele irá nos livrar!

Mesmo nas maiores fornalhas da vida, que sejamos fiéis ao Senhor.

Pr. Israel Abreu

Pastor Auxiliar