Menu

Notícias

FIDELIDADE DE DEUS

Qual a conexão que você faz quando ouve a palavra fidelidade? Talvez, venha à sua mente o compromisso de um homem com uma mulher diante de Deus e testemunhas, que diz: “prometo ser fiel a você em todo tempo, até que a morte nos separe”. Assim, fidelidade tem a ver com cumprimento de promessas e juramentos.

No tempo em que vivemos, as pessoas nem sempre confiam. Pelo contrário, parecem se relacionar sempre desconfiando das pessoas. Se é casado, tem medo quando pessoas se aproximam do seu cônjuge. Se é empregador, tem medo do que os funcionários podem tirar ou se aproveitar dele. Se fez um contrato, precisa se certificar de que todas as possibilidades e consequências estão bem fundamentadas nele, para que, no caso de futura desistência, haja correção de prejuízos. A palavra de Deus afirma que se um cristão disser “sim”, é sim, e se disser “não”, é não, mas nem todos têm este caráter.

Não há como negar, o pecado corre em nossas veias e por isso temos dificuldades sérias quanto à fidelidade, seja em ser fiel ou confiar em alguém. Por diversas vezes, a Bíblia fala de seu povo como um povo infiel, um povo que quebra a promessa, mas Deus não é assim, pelo contrário: “Deus não é homem, para que minta” (Números 23.19), e ainda, “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. (2 Timóteo 2.13).

Pelo fato de Deus não ser como nós, temos esperança, visto que Ele é misericordioso e fiel. Que fique em destaque: Deus não possui nenhuma mancha em seu caráter ou nas suas promessas. Ele mesmo afirmou a Jeremias: “eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jeremias 1.12). Sendo assim, se parece impossível o que Deus prometeu, fique de olhos bem abertos, pois um milagre vai acontecer. Assim, falar da fidelidade de Deus é abordar a fidelidade perfeita, pois nunca deixa de cumprir as suas promessas. E a certeza é tão grande que podemos guardar no coração as palavras de Jesus: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mateus 24.35).

Mas que relação tem a fidelidade de Deus com a fé humana? Gosto do que afirmou Hudson Taylor, missionário pioneiro na China, comentando Marcos 11.22: “…Tende fé em Deus”, pode ser traduzido como: “Segure firme na fidelidade de Deus”. Fidelidade e fé andam de mãos dadas.

No ano da Fidelidade, aprofunde-se em conhecer as promessas de Deus e confie em cada uma delas. Busque a fidelidade em todos os seus relacionamentos. Confie mais nas pessoas e transpareça isso em seus relacionamentos.

Desejo que em 2018 você tenha mais fé e seja mais fiel!

Pr. Iury Guerhardt

Pastor Auxiliar