Menu

Estudos e artigos

Evangelização de Parentes e Amigos – Desafios e Oportunidades

“Aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus”. Ef 5.16

Não existe nada melhor na existência de uma pessoa do que ela se entregar a Jesus e experimentar os efeitos de uma vida regenerada, sendo transformada pelo poder do Espírito Santo. O desejo de que outras pessoas façam o mesmo com suas vidas deve ser algo permanente em nós, lembrando que “evangelizar é anunciar Jesus, deixando os resultados com o Espírito Santo”.

Evangelizar é um grande desafio, pois, para anunciar Jesus a uma pessoa incrédula, é preciso vencer algumas barreiras, barreiras essas que, às vezes, tornam-se quase intransponíveis. Entretanto, graças ao Espírito Santo que habita em todo cristão, podemos compartilhar Jesus com todos – amigos, parentes e desconhecidos.

Todavia, não haverá avanço na evangelização sem uma verdadeira conversão. Se não houver conversão, não será possível forjar o caráter de Cristo em nosso próximo. E, ainda, precisamos saber que estamos em uma guerra espiritual, portanto, precisamos orar incessantemente, apresentando os parentes e amigos a Deus antes de apresentar Deus a eles. Deus já nos deu todas as armas espirituais para lutarmos e vencermos (Ef. 6.10-18). Outra questão importante é a santificação, pois é necessário que a nossa evangelização seja resultado do nosso testemunho.

1. Não perca de foco o desejo de ver seus familiares e amigos convertidos a Jesus. Não se acomode, deixando de lado esse grande objetivo;

2. Não force a barra. Não fique falando de Bíblia a cada frase. Isso dará a eles uma visão distorcida do evangelho, além de colocar você na categoria dos “crentes chatos”, inconvenientes. Não fique colocando versículos bíblicos por todos os bolsos, paredes e outros lugares. Sei de uma pessoa que até colocou a Bíblia aberta dentro do prato do marido. Atitudes como essas, a despeito de serem bem-intencionadas, terão um efeito contrário no coração dessas pessoas. Não fique insistindo com seu familiar para que ele vá à igreja. Lembre-se de que a Bíblia nos exorta: “Seja a vossa moderação conhecida de todos…” (Fp. 4:5);

3. Aproveite com sabedoria as oportunidades. Todas as pessoas, mais cedo ou mais tarde, darão uma “brecha” para que você possa surpreendê-la com a mensagem de Cristo, portanto, quanto isso ocorrer, proclame com unção o que Cristo fez por você, anuncie-lhes Jesus como o único que pode salvá-las de todo pecado e condenação.

Deus tem interesse na salvação de todo pecador e Ele pode transformar desafios em oportunidades. Ande em Espírito e você enxergará mais oportunidades que dificuldades.

Pastor Roberto Teixeira | prroberto@oitavaigreja.com.br