Menu

Estudos e artigos

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Em vez de os discípulos darem apoio a Jesus nas horas que antecederam à cruz, Ele teve que apoiá-los tanto espiritual como emocionalmente. Isso revela o amor sacrificial que havia no coração de Jesus.
A partida de Jesus seria em benefício dos discípulos, pois Ele estava indo preparar-lhes um lar celeste e retornará para levá-los consigo para que fiquem com Ele. Entretanto, ao afirmar o que faria por eles e ratificar que eles tinham conhecimento e sabiam o caminho, Tomé, um dos discípulos, tomou a palavra e verbalizou, em nome de todos, o sentimento que pairava em seu coração afirmando: “Senhor, não temos ideia de para onde o senhor vai. Por que pensa que sabemos o caminho?”
Foi neste contexto, em resposta à pergunta de Tomé, que Cristo fez a sexta declaração “Eu Sou”. Jesus declarou que Ele é o caminho para Deus porque Ele é a verdade de Deus (Jo 1.4) e a vida de Deus (Jo 1.4, 3.15). Nesse versículo, a exclusividade de Jesus como o único caminho para Deus, ou seja, Jesus Cristo (Jo 10.17).
Eu sou o caminho, o pronome é enfático, Eu e nenhum outro. Tomé queria saber o destino, mas para nós o mais importante é conhecer o caminho. Quando conhecemos O Caminho, certamente chegaremos seguros no Destino.
Cristo é o caminho que nos conduz para o céu. Em meio a confusão, desespero e confusas “pistas”, há um Caminho, seguro, plano e sinalizado – Cristo. Não mais um caminho, mas O Caminho, o único. Cristo é a única maneira pela qual podemos chegar ao Pai. Fora desse Cristo, os caminhos são largos, e conduzem à dor, sofrimento e perdição.
Cristo é a Verdade que nos livra do inferno. Cristo também afirmou que Ele é a Verdade. Em meio às falsas doutrinas, ensinos e instruções, Ele se coloca como a única verdade. A verdade tem o poder de nos libertar do engano, da manipulação, do outro, de Satanás e de nós mesmos. A verdade que é o próprio Cristo, quando nos envolve plenamente, nos transforma e nos faz seguidores que não se desviam, que trilham o Caminho sem se deixarem seduzir pelas mentiras, pílulas douradas, de Satanás. Somente recebendo e praticando a Verdade, chegaremos ao destino.
Cristo é a Vida agora e eternamente. Ele é autor e doador da vida eterna. A vida de Cristo nos é dada em vida e mantida por toda eternidade. Que segurança saber que Aquele que fez a promessa é fiel para cumpri-la. Que maravilhosa paz é ter a vida de Deus em nós.
Não se preocupe com destino, pois a chegada é certa, mas sim em conhecer e seguir o Caminho.

Pr. Roberto T. Santos | prroberto@oitavaigreja.com.br