Menu

Estudos e artigos

Eu sou a luz do Mundo

Sem luz a vida não existiria. Luz é fonte de vida. Você já imaginou o mundo sem luz? Seria algo terrível, o verdadeiro caos. A luz me permite viver em comunidade. Com a luz eu vejo onde estou e com quem estou. A luz dissipa as trevas e vence o caos.
Quando olhamos para as Sagradas Escrituras encontramos 798 versículos que falam a respeito do tema, luz. Nestes versículos a luz tem diversas aplicações diferentes. A luz aparece como elemento importante na criação (Gn 1:3), por diversas vezes ela aparece como uma referência à Palavra (Sl 119:105) , outro contexto é o de esperança (Sl 36:9) e pode ser vista também como um local, a cidade de Luz (Gn 28:19).
Apesar destas inúmeras referências, o contexto mais importante é o que encontramos em João 8:12, quando Jesus se revela como a Luz do Mundo.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Se formos atentos perceberemos que Jesus como a Luz do Mundo abrange todas as outras formas de luz que encontramos nas Escrituras. Jesus estava presente na criação, Ele é a própria Palavra, Ele é fonte de esperança e é Nele que nós encontramos abrigo.
Mas o que significa ser a Luz do Mundo? Ser a luz do mundo significa que Ele veio abrir os nossos olhos, nos tirar das trevas, nos mostrar o caminho, nos fazer andar em conformidade com sua vontade.
Jesus é a Luz que ilumina meu caminho e me tira do erro. Jesus é a Luz que me ilumina e que me revela a Sua Palavra. Jesus é a minha esperança, a minha fonte de fé, a minha fonte de amor. Jesus é a minha Torre, o meu Escudo, a minha Fortaleza. Jesus é o Centro.
Jesus é a luz intensa que ilumina a Jerusalém Celestial. Jesus é a luz divina que é o meu caminho, a verdade e a vida. Jesus é uma fonte de luz que ilumina todo o universo.
A ausência da Luz implica na presença das trevas. As trevas estão sempre ligadas ao medo, ao mal, ao erro. As trevas são o caminho oposto a Deus. O mundo em trevas é o caos.
Jesus é a luz do mundo, mas Ele nos ordena a sermos luz também. Como seus servos devemos ser um sal que salga e uma luz que ilumina. Como servos não devemos nos esconder, pois a luz de Cristo que brilha em nós abençoará a vida de outros. Eu tenho a luz e compartilho a luz. Eu tenho a vida e compartilho a vida. Minha vida tem saber e significado e eu sou agente transformador do mundo.
Jesus é a minha referência. Ele é o meu alvo. Ele é a minha Luz. Ele me guia, Ele me tira das trevas, Ele me protege.
Minha oração é que Jesus seja a Luz a brilhar em sua vida e na vida de toda a sua família. Que através da luz que brilha em você, seus familiares, amigos e colegas possam ver a verdadeira Luz, que é Cristo.

Pr. Eduardo Borges | preduardo@oitavaigreja.com.br