Estudos e artigos

Espírito de Santidade

A santificação e a renovação espiritual

Termos bíblicos para santificação
No Antigo Testamento encontramos a palavra qadash, para designar “santificar”. O substantivo correspondente é qodesh, enquanto o adjetivo é qadosh. Os principais significados destas palavras estão relacionados a “brilhar” e “cortar”, apontando para pureza e separação. Estas ideias podem ser melhor entendidas quando lemos o que diz estudioso Girdlestone em sua obra Old Testament Synonyms (Sinônimos no Antigo Testamento, Pg. 283), citado por Louis Berkhof em seu livro Teologia Sistemática (Editora Luz para o Caminho, 1990, Pg 531): “Os termos santificação e santidade são empregados  atualmente com tanta frequência para descrever qualidades morais e espirituais, que mal comunicam ao leitor a ideia de posição ou de relação existente entre Deus e uma pessoa ou coisa a Ele consagrada.”

No Novo Testamento encontramos o verbo hagiazo, que é derivado de hagios, que também apresenta a ideia primária de separação.

A ideia bíblica de santificação
Na Escritura, a qualidade da santidade aplica-se primariamente a Deus, e, aplicada a Ele, sua ideia fundamental é a de inacessibilidade. Deus é absolutamente distinto de Suas criaturas. Em contraste com a santidade de Deus, o homem se sente impuro e pecaminoso, e como tal, passível da Sua ira.

O Novo Testamento raramente menciona o atributo da Santidade de Deus, e a explicação para isto é que a santidade projeta-se como característica especial do Espírito Santo, por quem os crentes são santificados, são qualificados para o serviço e são conduzidos ao seu destino eterno (2 Tessalonicenses 2.13).

A palavra hagios é empregada cerca de cem vezes em conexão com o Espírito Santo. A santificação nunca é vista como mero melhoramento moral. Há uma confusão  atualmente quando falam em salvação pelo caráter. Um homem pode dizer que teve um grande melhoramento moral, e, todavia, não ter nenhuma experiência de santificação.

O que é a santificação
A santificação é a graciosa e contínua operação do Espírito Santo, pela qual Ele liberta o pecador justificado da corrupção do pecado, renova toda a sua natureza à imagem de Deus, e o capacita a praticar boas obras. A santificação é uma obra sobrenatural de Deus e se divide em duas partes: a mortificação do velho homem, o corpo do pecado; e a vivificação do novo homem, criado em Jesus Cristo para boas obras. A santificação afeta o homem como um todo: corpo e alma; intelecto, afetos e vontade.

O Autor da santificação
A santificação é obra do Deus Triuno, mas é atribuída mais particularmente ao Espírito Santo (veja Romanos 8.11; 15.16; e 1 Pedro 1.2.) Deus, e não o homem, é o Autor da santificação. O desenvolvimento espiritual do homem não é uma realização humana, mas é obra da graça divina. O homem não merece crédito algum pela sua santificação. A santificação tem lugar na vida subconsciente, e é efetuada pela ação imediata do Espírito Santo, que realiza esta obra através da Palavra de Deus, dos Sacramentos e da Providência divina

A sigla RVP refere-se à Bíblia Reina-Valera em Português, traduzida da versão espanhol para o português (2009). Sociedade Bíblica Intercontinental do Brasil.

Pr. Eduardo Ribeiro Borges