Menu

Estudos e artigos

ESPERANÇA, ORAÇÃO E MISSÕES

A Palavra revela de forma progressiva o propósito eterno do Criador de se fazer conhecido de todos os povos. Gênesis 12.3 começa com Sua promessa de abençoar “todas as famílias [povos] da terra” e Apocalipse 7.9 antecipa o glorioso desfecho dessa história, com pessoas “de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro”.

Entre Gênesis e Apocalipse, incluindo nossos dias, temos o desenvolver do maior projeto de todos os tempos: a redenção do universo caído. Missões se desponta, assim, como uma guerra previamente vencida, apesar de ao longo da mesma acontecerem muitas batalhas imprevisíveis para os combatentes. Soldados se ferem nas lutas, mas o Eterno já escreveu o último e vitorioso capítulo desta saga.

É por isso que podemos orar esperançosamente pelos perdidos, pois sua redenção não está nas mãos dos missionários, das igrejas e nem das agências, mas sim nas mãos do próprio Senhor da história. Pelo fato da nossa esperança estar em Cristo, podemos orar intensamente por missões, pois é Ele mesmo quem levará a cabo seu grande projeto redentor.

Dá até a impressão de sermos dispensáveis nesse empreendimento. E de fato o seríamos, se o próprio Deus não tivesse determinado em Sua soberania, que a igreja participasse do desenvolver da história. Ele poderia fazer tudo sem nós, sem nosso dinheiro e até sem nossas orações, mas quis o Soberano nos dar o privilégio de participar do Seu glorioso projeto. É mais uma razão pela qual podemos orar esperançosamente por missões, pois o Dono de todas as coisas decidiu usar a nossa oração. Então, ore!

Ore esperançosamente pelo abrir de portas. O império das trevas quer manter os perdidos sem acesso ao evangelho. Como resultado, temos países fechados para o ingresso de missionários, restrição de liberdade religiosa em várias nações, artimanhas políticoadministrativas para evitar a proclamação e, talvez o que há de pior, ideologias que levam sociedades inteiras a verem o evangelho como inadequado, ultrapassado ou irrelevante. Mas ore, pois o Senhor da história abre portas de formas impensáveis.

Ore esperançosamente pela efetiva comunicação do evangelho. Os menos evangelizados estão em culturas de cosmovisões sistematicamente distanciadas da cosmovisão bíblica. É essa distância que torna a comunicação e a compreensão do evangelho algo desafiador. Ore por graça no falar e pelo abrir de mente no ouvir. O Dono das missões opera milagres na comunicação e abre olhos vendados para que vejam.

Ore esperançosamente por conversões genuínas e surgimento de igrejas. Mais de 800 povos, em várias partes do mundo, estão em contato efetivo com o evangelho ao longo de décadas, mas permanecem fortemente resistentes. Não são os menos evangelizados, mas são os mais resistentes. Temos notícias de povos com presença missionária há mais de setenta anos sem ainda surgir uma igreja. Um povo indígena da Amazônia tem missionários há 35 anos e ainda nenhum crente sequer! Os Maxakali de Minas Gerais tem missionários desde 1959 e só bem recentemente ouvimos de alguns se entregando a Cristo. Ore para que o Espírito Santo faça o que ninguém mais pode fazer. A Palavra do Eterno é como um martelo que esmiúça a penha.

Pr. Cácio Silva

Missionário pela Oitava Igreja no Amazonas