Entendendo e vivendo a unidade

Pr. Amauri Costa

“…para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17.23*).

A unidade cristã é um dos fatores vitais para a vida da igreja. Uma das marcas da Queda em nós é a dificuldade que temos de conviver pacificamente uns com os outros. Os relacionamentos quase sempre resultam em conflitos, que vão dos menores às guerras mais sangrentas. Para alguns a solução tem sido o isolamento ou individualismo.

A igreja tem uma natureza essencialmente coletivista, e a falta de unidade sempre resulta em fracasso na tentativa de ser igreja. Por isso, é preciso entender e viver a unidade. Sabendo o quanto ela é importante, Jesus pediu a Deus em nosso favor que fôssemos “perfeitos em unidade”. A unidade nos proporciona benefícios incontáveis. Vamos listar alguns:

A unidade proporciona edificação espiritual

Em 1 Tessalonicenses 5.11 o apóstolo Paulo nos manda edificar uns aos outros. Construir uns aos outros, fazer o outro ser o quer tem que ser, para a glória de Deus. Este poder está na comunhão dos santos, no convívio dos crentes uns com os outros. A convivência tem o poder de nos aperfeiçoar por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências.

A unidade proporciona quebrantamento e transformação

Em 1 Pedro 4.12 o apóstolo nos exorta a não estranhar o “fogo ardente” que surge no meio da igreja, que parece algumas vezes comprometer a unidade. Unidade não é meramente ausência de conflitos, e sim, o foco fechado no ideal comum de glorificar o Salvador. Na unidade somos confrontados com nossas imperfeições e nossa tendência sempre é ir para a defensiva e negar as falhas, o que gera conflitos gigantescos e complexos. Muitas vezes tais conflitos não podem comprometer nossa unidade, antes, eles são permitidos por Deus para produzirem em nós quebrantamento. Por eles somos transformados. Em Provérbios 27.17 podemos ler: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Somos afiados e melhorados na unidade.

A unidade proporciona prestação de contas e santificação

Tiago 5.16 nos ensina a confessar nossos pecados uns aos outros, dentro do ambiente da unidade, pois nesta prática Deus derrama um poder natural de cura e vitória sobre o pecado. Muitos entendem que ninguém tem nada a ver com a vida deles, e por isso, acreditam que não precisam prestar contas de nada a ninguém. Este estilo de vida autônomo é uma das grandes tragédias da vida humana. Ninguém pode ser juiz de se mesmo, pois se for, estará só e totalmente vulnerável.

A unidade proporciona o ambiente para exercitar do amor fraternal

Temos aqui um grande desafio, pois não podemos e não devemos anular nossas particularidades. Temos muitas diferenças em várias áreas, em maturidade, cultura, em percepção, em conhecimento, em personalidade, em origem, em condição social etc. É exatamente nessa diversidade que o amor verdadeiro se expressa. O desafio consiste em entender e viver a unidade na diversidade.

A unidade viabiliza o cumprimento da missão

Viver em unidade não é apenas benéfico a nós no ambiente da igreja, mas também gera um poder extraordinário no serviço a Deus, e por si só, consiste em um testemunho eficaz aos da obra de Deus. Jesus disse em sua oração: “Para que o mundo creia que tu me enviaste”. (Grifo meu). Ou seja, a unidade da Igreja do Senhor é um fator imprescindível para um testemunho eficaz diante de todos os homens.

A unidade envolve pessoas diversas na formação de um corpo bem articulado, vivendo em total harmonia. Mesmo sendo tão diferentes, precisamos ser um, ter o mesmo propósito, observar a grandeza do que nos une e colocar de lado tudo aquilo que nos separa. Fomos resgatados das trevas e reunidos na Igreja, que é o Corpo de Cristo, para entendermos e vivermos a unidade. Para a glória de nosso Senhor.

(*Citação bíblica extraída da Tradução Almeida Corrigida Fiel/ACF – Sociedade Bíblica Trinitária do Brasil.).