Enfrentando as tribulações do mundo com a confiança em Jesus

Enfrentando as tribulações_oitava igrejaA onda de violência que assola o planeta preocupa cada dia mais as pessoas de bem. Desde a violência doméstica, a violência urbana, e mais recentemente, uma série de ataques terroristas tem entristecido e afligido a população dos quatro cantos do planeta.

Quantas notícias ruins temos recebido, tragédias, desastres… Na Europa, já são cinco atentados com mais de 30 mortos nos últimos 19 meses.

Na semana passada, um atropelamento em Nice, que fica no Sul da França, matou 84 pessoas, deixou 18 em estado grave e dezenas de feridos. Um caminhão percorreu cerca de dois quilômetros em uma avenida onde centenas de pessoas estavam assistindo a uma queima de fogos no dia em que a França comemora a Queda da Bastilha, dia 14 de julho (fato decisivo para a Revolução Francesa). O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O motorista do veículo foi identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos. Ele era natural da Tunísia, casado e tinha três filhos. Foi morto pela polícia após o ataque. A suspeita é de que o caminhão estivesse carregado de armas e granadas.

Por conta da tragédia, o presidente Francês estendeu o estado de alerta no país por mais três meses. A França está em alerta desde novembro de 2015, quando ocorreu um ataque terrorista em uma casa de shows.

Já na Turquia, uma tentativa de golpe por parte de um grupo de militares instaurou o caos no país. Como resultado, mais de 300 pessoas morreram, cerca de sete mil foram presas, entre elas 6 mil militares, 755 magistrados e 100 policiais. Outros três mil mandados de prisão foram expedidos contra juízes e procuradores do país.

O presidente turco garantiu que continua no comando na nação e convocou a população para ir às ruas protestar contra os militares. As cenas que acompanhamos pela televisão e pela internet são chocantes. Forças de segurança fortemente armadas pelas ruas, tanques de guerra pela cidade e milhares de pessoas em protesto.

Apesar de o clima já ter melhorado, pelo menos um pouco, existe uma suspeita de que o presidente Recep Tayyip Erdogan tenha usado esse artifício para reforçar o seu poder no país.

É claro que questões como “por que isso está acontecendo com o mundo? Qual será o futuro da humanidade?” passam pela nossa cabeça, e com a muita razão. É desolador observar o que as pessoas têm feito com o seu próximo. Depende de nós orar cada vez mais por este mundo e ter fé nos ensinamentos que a Bíblia nos traz:

“Tenho vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16.33

“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” 1 João 5.19

Desde os primeiros momentos da criação do mundo, Deus nos fez promessas de salvação. Todas as promessas feitas na Bíblia para os tempos passados se cumpriram. Tudo o que os profetas disseram para aquele período aconteceu. As profecias continuam se cumprindo nos dias atuais e ainda há aquelas que haverão de se cumprir. E nisso não é diferente, Jesus nos avisou que haveria tribulação, mas nos garantiu que já teria vencido o mundo.

Pela graça de Deus, temos a certeza que o sofrimento desse mundo é passageiro. Triste, mas passageiro. Esperamos ansiosamente pela Glória!

| Ana Carolina Vitorino |