Menu

Estudos e artigos

Encontro de Libertação

Informativo_Oitava_IPBH_vitrine0805

As transformações provocadas por um encontro com Jesus são marcantes, mas transformações em que ocorre libertação de espíritos imundos são ainda mais impactantes, pois as mudanças são radicais, muito rápidas e são percebidas por todos que conheciam o indivíduo possesso e que agora o veem liberto.

Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas relatam o encontro de Jesus com o endemoniado (ou endemoninhado – as duas expressões estão corretas) gadareno (ou geraseno – Gadara e Gerasa eram cidades vizinhas).

Antes da libertação, aquele homem era temido por todos, possuía uma força descomunal, perambulava de dia e de noite, andava nu e não respeitava e não obedecia a ninguém. Vivia como um louco, morava nos sepulcros.

Jesus atravessou o mar da Galileia para ter um encontro com esse homem. Ao desembarcar na cidade de Gerasa, nem foi preciso que Jesus encontrasse o endemoninhado, ele mesmo foi a Cristo. Não foi o encontro de uma forma qualquer. Ele se lançou aos pés de Jesus e os demônios que o estavam possuindo exclamaram “Jesus, Filho do Deus Altíssimo, por favor não nos atormente”.

Algumas lições são percebidas rapidamente aqui. A primeira delas é o quanto Jesus amava aquele homem, pois atravessa o mar apenas para o encontrar. A segunda lição é a diferença de poder entre a luz e as trevas. Os demônios se prostram diante de Jesus. A terceira lição é que Satanás odeia aquele homem, pois o fazia viver uma vida de isolamento, dores e sofrimento.

Jesus perguntou aos demônios que possuíam aquele jovem: “Quem é você?” Eles respondem: “Legião é o nosso nome”. Significa que são milhares de demônios para atormentar a vida de uma única pessoa. Já parou para refletir sobre isso? Satanás investiu de seu exército, milhares para atormentar a vida de uma única pessoa.

Ao ouvirem a ordem de Jesus para saírem daquele corpo, eles imploram para que Jesus os deixasse ir para uma manada de dois mil porcos. Jesus permitiu e eles fizeram aqueles porcos morrerem afogados no mar.

O texto continua e revela que, após ser liberto, aquele homem, que antes era temido, agora estava vestido, assentado aos pés de Jesus e em perfeito juízo (vs 15).

É isso que acontece. Quando uma pessoa endemoniada passa por um processo de libertação, a sua vida é mudada de forma radical e isso é percebido por todos à sua volta. A nossa luta não é contra o sangue ou a carne (pessoas), mas contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6.12)

Os porqueiros de Gerasa ficaram irados com Jesus e pediram para que ele fosse embora daquela cidade. Para eles, os porcos eram mais importantes que aquele homem. Jesus nos mostra que, para Ele, o homem era mais importante que todos os porcos. Ficam aqui algumas lições para aprendermos:

1) Satanás é real. A batalha espiritual é real e nosso adversário continua investindo pesado contra a vida das pessoas e contra as famílias.

2) Nosso adversário é mau: ele te odeia e fará de tudo para destruir a sua vida e a sua família. Ele vai usar todas as armas que possui contra você.

3) Não existe comparação entre as forças das trevas e a força dos filhos de Deus. Somos mais que vencedores, e Cristo, nosso Senhor, nos garante a vitória sempre que enfrentamos as forças das trevas. Você não precisa ter medo. Jesus já venceu por nós.

4) Ame as pessoas e ajude-as a vencer essas batalhas. Todo servo de Jesus tem poder e autoridade para expulsar demônios. Seja usado por Deus para libertar os cativos e promover na vida deles um encontro com Jesus.

5) Todo processo de libertação deve vir acompanhado de uma decisão por Cristo. Apresente Jesus para o liberto, para que ele continue livre das ciladas do adversário.

6) Não tenha medo. Seja ousado. Use as armas que Jesus colocou em suas mãos para essa batalha.

7) Depois de liberto, aquele homem que era temido e desprezado se tornou um proclamador do evangelho na região de Decápolis (10 cidades).

No encontro de Jesus com o endemoninhado geraseno, somos alertados sobre nosso verdadeiro adversário e sobre como devemos agir diante de pessoas que precisam de libertação. Prepare-se para essas batalhas e seja muito usado para transformar a vida de muitas pessoas.

Pr Eduardo Borges | preduardo@oitavaigreja.com.br