Encontre o que está afastado

O Senhor Jesus contou três parábolas, as quais estão narradas em Lucas 15: “O pastor que encontrou a sua ovelha”, “a mulher que encontrou a sua dracma” e “o pai que encontrou o seu filho”. As três parábolas falam de busca e encontro. O perdido precisa ser achado, o desviado precisa ser buscado e o afastado precisa ser trazido de volta para o meio.

O pai tinha dois filhos desviados. Um se afastou no espaço e no tempo, o outro se afastou no coração e na alma. Um se afastou geograficamente, o outro se afastou relacionalmente. Um filho se desviou ao sair de casa, o outro se desviou ao voltar.

As duas primeiras parábolas refletem a terceira: a parábola da dracma faz coro com o filho mais velho, pois ele estava perdido dentro de casa; de igual modo, a parábola da ovelha perdida faz coro com os dois filhos, pois o pai acolheu o filho mais novo em casa e foi buscar o mais velho, perdido lá fora.

Se você está firme na fé em Cristo, continue! Se você está afastado, volte! Cuide para que você caminhe sempre no bom caminho do Evangelho e na presença do Senhor Jesus. Cultive a fé, a pureza e o amor em seu coração para não se afastar do Senhor. Atente à palavra de Deus, que diz: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. (Hb 3.12)

O Senhor Jesus afirmou que veio buscar e salvar o perdido (Lc 19:10). Isaías disse que: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6). Na verdade, todos os homens já nascem afastados dos caminhos do Senhor, pois o pecado, desde o princício, nos separou do Criador, deixando toda a raça humana em estado de morte diante de Deus. Podemos afirmar que estivemos perdidos um dia, mas fomos achados pelo Senhor Jesus, o Bom Pastor; estávamos mortos, mas fomos ressucitados pelo Senhor Jesus, o Salvador.

Oremos e trabalhemos para que não sejamos encontrados infiéis como os pastores de Israel nos dias do Profeta Ezequiel: “A (ovelha) fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes”(Ez 34.4). Lembre-se de que, na dispensação da Graça nos dias da Igreja, o dever de buscar as ovelhas perdidas é da Igreja toda, pois a grande comissão dada por Cristo envolve e responsabiliza todo crente que pertence ao seu Reino.

Como Igreja, a nossa fonte de encorajamento está no Senhor, que nos usa para buscar a ovelha perdida, mas é o próprio Senhor quem vai à frente para convencê-la: “Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça” (Ez 34.11,15,16)

É nosso dever nos voltar todos os dias ao nosso supremo e bom Pastor, Jesus Cristo, o nosso Senhor. “Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma”. (1Pe 2.25)

Pr Eloízio Coelho | preloizio@oitavaigreja.com.br