ELEIÇÕES MUNICIPAIS: ORIENTAÇÕES

eleicoes_municipaisO CONSELHO DA IGREJA ESCLARECE QUE:

– A vocação política é legítima e também dada pelo Deus vivo e verdadeiro. Aqueles e aquelas que, diante do Senhor, reconhecem que possuem tal chamado, que se preparem de modo a desempenharem bem tal função, com competência e excelência.

– A Lei federal n° 95054-97 e a resolução 23457-2015 do TSE, quanto à propaganda eleitoral, informam que em templos religiosos é proibida “veiculação de propaganda de qualquer natureza”, bem como é proibida a instalação e uso de alto falantes ou amplificadores de som “em distância inferior a 200 metros de igrejas quando em funcionamento”. A propaganda com placas e faixas também é proibida, assim como pintar inscrições de candidatos e distribuir panfletos. Qualquer igreja, candidato ou candidata que não cumprir esses requisitos da lei estará cometendo crime eleitoral.

– Não franqueia a palavra para candidatos em qualquer culto, encontro de liderança, encontro das células (GCOIs) ou qualquer reunião da igreja para um candidato, candidata ou “cabos eleitorais” comparecerem para dar testemunho e pedirem votos para o candidato.

– Encoraja a cada membro da igreja a participar de modo ético, saudável, respeitoso e honesto da divulgação do nome do seu candidato. Para esta divulgação, pode ser usado qualquer método admitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– A Oitava não possui, como organização, um candidato a qualquer cargo público nestas eleições.

– As eleições, em nenhum momento, devem nos dividir como irmãos em Cristo, gerar contendas ou indisposições uns com os outros. As eleições passam, os partidos falem, os apoiadores políticos mudam de partido rapidamente, mas a comunhão em Cristo e com os irmãos, genuinamente novas criaturas em Cristo, permanece para sempre.

– Os partidos e a ideologia política – embora sejam diferentes para diferentes cristãos – nunca devem estar acima de nossa fé em Cristo Jesus.

– Toda a igreja deve interceder fervorosamente em favor de cada candidato. Orar por sua saúde, família, quebrantamento, compromisso com Cristo e que não seja engolido pela mentalidade da corrupção, que tem sido divulgado de modo tão intenso e que tem dominado setores da política brasileira. Pelo contrário, seja um cidadão íntegro, ético e com interesse no bem de nossa cidade e de toda população. E quanto aos cristãos eleitos, que sejam referenciais de respeito, honra, honestidade e testemunhas vivas do evangelho de Cristo. Quanto a mim, sou eleitor, mas nenhum candidato tem minha autorização para dizer: “sou candidato do pastor titular da Oitava Igreja”. Sugiro, ainda, aos membros de nossa igreja que, ao escolher seu candidato, examinem o caráter, seu compromisso com nossa cidade, suas propostas, seus valores de vida, seu modo de fazer política, quem são seus apoiadores e se é ficha limpa. Observar, ainda, se o candidato em quem pretende votar é declaradamente inimigo da fé cristã, da família e dos valores cristãos. Quanto a estes: Evite-os.

IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Em 31 de Agosto de 2016, por 61 votos a 20, o Senado Federal aprovou o impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff, eleita em 2014, assunto amplamente divulgado nas mídias dentro e fora do país. Em seu lugar, assumiu como Presidente do país, Michel Temer. São tempos difíceis para nossa pátria. O processo de impeachment sempre desgasta, abre feridas e gera grandes tensões na população e entre os três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O país precisa se reorganizar política, social e economicamente. Como igreja, devemos seguir o que preceitua a Palavra de Deus em I Timóteo 2.1-6: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. ” Oremos em favor de nosso país e de nossos governantes. Clamemos ao Senhor e cooperemos para que o Brasil supere suas crises, a população viva em paz, não seja um tempo para baderneiros oportunistas, que haja verdadeiramente ordem e progresso e que a liberdade para pregação do evangelho de Cristo permaneça em nossa pátria amada.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular