Doutor Palhaço: Alegria e evangelismo para crianças enfermas
Nariz vermelho, um sapato bem grande, as meias e uma roupa toda colorida… a caracterização está pronta! É assim que os voluntários do projeto Doutor Palhaço seguem para levar alegria e uma mensagem de esperança e paz para as crianças internadas em hospitais de Belo Horizonte.
Graça com Graça. Sob este slogan, os palhaços envolvidos na iniciativa têm a responsabilidade de arrancar um sorriso de uma criança, aliviar a tensão dos pais e proclamar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
De acordo com o Pastor Bruno Barroso, idealizador do projeto, o trabalho consiste no “atendimento espiritual e acolhimento às famílias em seu momento mais difícil. Uma mensagem Cristã, sem compromisso denominacional, porém, com compromisso com a Palavra de Deus e sua mensagem de esperança”.
Os doutores “besteirologistas”, como classifica o Pr. Bruno, visitam semanalmente hospitais cadastrados e passam nos quartos e outras áreas pregando o evangelho “de forma lúdica, bela, criativa e com muito amor”, considera o pastor. Além disso, eles também atuam em creches, asilos e internatos. Onde houver a necessidade de boas risadas, ali estará o Doutor Palhaço.
Segundo o pastor, a mensagem mais importante que os palhaços doutores deixam para as crianças enfermas é de que: “Há esperança em Cristo, que está conosco em meio a dor e sofrimento. Há esperança de cura e de presença Divina em meio às turbulências da vida”.
Ele ainda classifica o atendimento como muito importante para um momento tão frágil dos pequenos: “O acolhimento na dor e o acompanhamento Espiritual são de suma importância para a cura e ajuda no tratamento de todo paciente. No caso das crianças, conseguimos ajudar neste período tão difícil em seu tempo de internação ou atendimento”.
O grupo começou a atuar há alguns anos, mas o reverendo é, também, popularmente conhecido como Palhaço Lamparina, marca própria que Pastor Bruno criou, já que trabalha na área há mais de 14 anos.
Mesmo com seu envolvimento nas atividades durante muito tempo, o projeto nasceu de um desejo de levar a Palavra de Deus para os pequenos enfermos: “Após me formar no seminário, comecei a orar para voltar aos hospitais após um tempo sem ir, devido aos estudos. Mas queria algo nosso, da Oitava Igreja, de nosso povo. O Senhor enviou um dos homens de Deus mais fantásticos que conheci: Helbert Santos, o Palhaço Geleia, e nesta amizade começamos a atender o Hospital São Francisco juntos”.
Hoje, o Doutor Palhaço conta com 35 voluntários espalhados em diversos hospitais da região. São, em média, 2.700 pessoas atendidas pela equipe, anualmente.
O Pastor atribui o alcance e retorno positivo do projeto aos integrantes do grupo: “Citar nomes fica difícil, mas este grupo só existe por causa de cada palhaço que tira de sua vida para se dar a estas crianças”, agradece.
Para fazer parte da trupe do Dr. Palhaço, você pode participar de uma oficina de treinamento e passar por entrevistas e acompanhamento com a coordenação do projeto.
Gostou da ideia? Fique atento à nossa agenda, inscreva-se nas oficinas e entre para esta equipe!
| Ana Carolina Vitorino |