Estudos e artigos

Doador de Esperança

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3.15)

Do ponto de vista humano, esperar é algo maçante, enfadonho, algo que não traz nada de bom porque somos imediatistas. Gostamos de tudo muito rápido, mas Deus nos ensina que primeiro plantamos e depois colhemos, primeiro é preciso crer e esperar e depois receberemos.
Entretanto, a Bíblia inspira esperança. De Gênesis até o Apocalipse corre uma corrente animadora de esperança. A catástrofe do Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados e contra a terra que acabara de criar, mas não falta a nota cristalina de esperança. O Proto-Evangelho (Gn 3.15) anuncia a boa nova de um futuro melhor. Deus não abandonou o homem à sua miséria, mas deu-lhe a âncora da esperança na Pessoa de Jesus Cristo.
Noé foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de esperança por meio da construção da Arca. Deus estava preparando um futuro melhor para a raça humana. O patriarca Abraão foi chamado para deixar suas raízes e caminhar para outro local movido unicamente pela esperança.
OS profetas se levantaram com uma mensagem de juízo e condenação contra os rebeldes pecadores, mas também de esperança afirmando categoricamente que um futuro glorioso estava reservado àqueles que se refugiassem no Senhor.
Em meio a aflições, lutas, perseguições e sofrimentos, Deus sempre promete uma intervenção extrema que provocaria mudanças no coração mais triste. O Eterno Criador intervém com a Palavra de esperança e anula toda desesperança.
A esperança bíblica precisa de raízes bem firmes nas promessas de Deus.
A esperança do crente não deve estar em seres humanos, nem em bens materiais, antes deve estar em Deus, no seu Filho e na Sua Palavra.
Temos esperança na graça de Deus e no livramento que Ele nos oferece nas tribulações desta vida presente.
Temos esperança de que chegará o dia que nossas tribulações cessarão aqui na Terra.
Temos esperança de uma casa eterna nos céus, cujo edificador é Deus.
Temos esperança na vinda gloriosa do nosso grande Deus e Salvador.
Temos esperança de receber a coroa de justiça, de glória, de vida.
Temos a esperança da vida eterna.
O tipo de relacionamento que mantemos com Cristo determinará o tipo de esperança que nutrimos em nosso coração.

Pr. Roberto T. Santos   |   prroberto@oitavaigreja.com.br