Menu

Notícias

Diário de Bordo – Projeto Peru

16114430_1528709420480533_4798951956376419868_n

DIA 4 – 19/01/17

O [nosso] dia começou às 4h da manhã com o pastor do vilarejo nos convidando para orar juntos. Um tempo único na presença do Pai, um tempo de clamor, de quebrantamento, de agradecimento.
Após esse tempo, fomos nos preparar para a devocional da esquipe. Nos reunimos no templo para mais um tempo precioso com Deus.
Fomos para um café da manhã diferente: arroz e frango. Sustança !!!
Logo em seguida nos separamos em grupos e saímos para um evangelismo visitando casa por casa. Deus nos deu o presente de presenciarmos milagres, diante de nós o poder de Deus sendo manifestado de forma única, vidas sendo transformadas, pessoas sendo curadas, a alegria de cada um ao receber uma oração, nossa alegria de ter a oportunidade de ter feito cada uma dessas orações. Muitos testemunhos e muito amor por cada vida naquele lugar, pessoas simples, humildes, que vivem com tão pouco, nos fazendo refletir ao que temos dado valor em nossas vidas.
Em seguida, nos reunimos no templo para o culto. Simultaneamente, foi feito um trabalho com as crianças maravilhoso, onde brincaram muito, nadaram no rio, se divertiram, riram e aprenderam até a falar algumas palavras em português. Não há felicidade maior do que ver as crianças adorando a Deus e sabendo quem é Jesus. Glória a Deus por tudo que foi feito ali.
Nos preparamos para volta, enchemos os barcos com as bagagem e partimos. Mais 3 horas de barco voltando, paramos em um vilarejo que se chama Papaplaia. Em uma praça dançamos e apresentamos nossos teatros.
Por fim, entramos na van e seguimos para Taraporto por mais 3 horas.
Chegando, nos banhamos e saímos para comer com nossos anfitriões.
Que dia maravilhoso, onde tivemos a oportunidade de evangelizar tantas crianças, jovens, adultos, que Deus renove nossas forças. Glória a Deus por tudo.

Texto : Isabella Sefisa

DIA 3 – 18/01/16

Saímos de Taraporto às 6h da manhã em 3 vans carregadas de malas, bolas, alimentos, e partimos para um vilarejo bem distante chamado Nueva Papaplaia. Gastamos 4 horas de van em uma estrada com bastante curvas descendo e subindo a serra para uma região da Selva onde iríamos pegar um barco para o vilarejo. Fomos em três barcos e gastamos 3 horas para chegar lá .O trajeto de barco foi uma experiência única para todos nós, passando pelas árvores, troncos, alguns animais que surgiam, caminhos estreitos, mas Deus nos levou em segurança, glória a Ele.
Chegando lá, almoçamos, uma comida prepara com muito carinho pelos moradores. Logo em seguida, começamos o trabalho com as crianças, todos foram para o templo, onde cantamos musicas peruanas e brasileiras junto com a equipe que nos acompanhava da igreja de Taraporto, dançamos, ensinamos a palavras de Deus, distribuímos uma pulseira que prega o plano da salvação pelas cores, para todos que estavam ali, inclusive os pais. Distribuímos bolas para todas as crianças, não há nada melhor que ver todas elas emocionadas, algumas choraram ao receber, abraçando a bola e com um brilho no olhar que não tem condição de explicar com as palavras.
As condições do local eram bem escassas, nos acomodamos em sacos de dormir em uma pequena casa construída de madeira sem muita estrutura. O banheiro era uma casinha e não havia onde tomar banho, eles se banhavam no rio.
Chegou a noite e fomos para o culto. Houve um tempo de louvor com nossa esquipe, que preparou durante esses meses musicas no idioma local, apresentamos nosso flashmob, nossos teatros, e partimos para a pregação. No final do culto houve um apelo para aqueles que gostariam de receber oração, contávamos no dedo os que ficaram sentados, que tempo lindo de oração com todos, como é bom ver o poder de Deus se manifestar em nosso meio, vidas ali foram transformadas para a glória de Deus.
Logo depois do culto, nos despedimos e tivemos um momento de oração com nossa equipe separada. Louvamos e agradecemos ao Senhor por tudo que havia feito naquele dia. Fomos dormir ansiosos para saber o que nos aguardava no próximo dia.

Texto : Isabella Sefisa

 

15977744_1325881864148598_8746818066729800916_n

 

DIA 2 – 17/01/17

Logo pela manhã fizemos a nossa devocional em grupo, um tempo maravilhoso na presença de Deus.
Almoçamos na nossa base em Taraporto e saímos às 15h para fazer um evangelismo em um distrito próximo a nossa base chamado de Pachacultec.
Chegando lá, nos dividimos em pequenos grupos e nos separamos para chamar os morados abordando-os em suas casas, batendo de porta em porta para nossa apresentação de dança e teatro em um campo de futebol próximo.
Para a glória de Deus, quando chegou a hora de nos apresentarmos, haviam muitas pessoas para nos assistir, crianças, jovens, mães, idosos. Foi impactantes para todos, dançamos com as crianças, ensinamos nosso flashmob para elas, oramos com cada mãe, com cara morador que estava ali presente. O Senhor é bom e nos deu o privilégio de orar e vermos pessoas ali entregando sua vida para Ele.
Voltamos para nossa base, e demos uma capacitação sobre grupos de crescimento para a igreja de Tarapoto. Foi um momento muito bom onde pudemos compartilhar o que Deus tem nos ensinado sobre GCOIs e o que Ele tem feito nas nossas células.

Dia 1 – 16/01/17

Diário de bordo - Peru - quadradoSabemos que quando Deus vocaciona alguém para o ministério, Ele assume responsabilidades para com o vocacionado assim como fez com Abraão desde o início de sua chamada em Gn. 12. 1 a 3.

O Projeto Peru nasceu no coração do Pr. Eduardo Borges, após o seu grande desejo de servir a Deus e poder mobilizar jovens para o despertamento de sua vocação e das necessidades que ainda existem no Reino de Deus no Brasil e nos quatro cantos da Terra.

O Curso vocacionados teve início em Abril de 2016 e durante todo o ano, Deus trabalhou em toda equipe as realidades e desafios da vida missionária, nos desafiou a colocar a nossa fé em prática, a aprendermos a descansar e confiar Nele ainda que tudo em nossa volta esteja dando errado e dizendo que não irá se cumprir o que Deus nos prometeu. Ele foi firmando, confirmando e trazendo paz em nossos corações em cada passo, trazendo provisões e suprindo todos os recursos e necessidades que tivemos como equipe e também individual. Confira o relato individual de alguns integrantes da equipe.

Para vir até o Peru, a equipe se dividiu em grupos, devido a inúmeros desafios financeiros que tivemos para a compra das passagens.

Os primeiros a chegar no Peru foram Cíntia e Suamir, que além do desafio do curso vocacionados durante todo o ano de 2016, receberam de Deus uma outra dádiva para suas vidas: o casamento que ocorreu em setembro de 2016. Conforme o testemunho do casal, neste tempo, Deus os ensinou a separar o tempo para cada etapa da vida e também os ensinou a esperar em Deus e confiar nas provisões para cada etapa e tempo de suas vidas.

Henrique e Carol foram o segundo casal a chegar ao Peru. Deus neste tempo trouxe respostas como a definição ministerial na vida deles individualmente, os ensinou nos momentos de pressões psicológicas a manter o foco principal de tudo e a olhar para as necessidades do próximo e estar aberto a ouvir e ajudar o próximo.

Para as vocacionadas Rhanne, Ludmila e Monique, Deus fortaleceu o relacionamento delas com Ele, trabalhou na ansiedade diante dos desafios que tiveram pessoais e trouxe provisões para a viagem.

A vocacionada Alessandra testemunhou que neste tempo passou por desafios financeiros  e constantes dores que sente no corpo devido a um problema de saúde que tem. Deus moldou o seu caráter e lhe ensinou a ser submissa a liderança mais jovem. Mesmo assim, neste período, está enfrentando o desafio de deixar no Brasil seus filhos, Sarah e João, que são adolescentes, mas entende que Deus está cuidando deles e que este é o tempo de ensiná-los a servir a Deus sem restrições, independente das adversidades. E em todo o tempo seu coração esteve e está com muita paz e quer que este tempo aqui seja como exemplo para a vida de seus filhos.

Para Amaynara Pataxó, que também faz parte desta equipe e está de mudança para servir ao Exército Brasileiro como tenente em Manaus. Deus tem lhe ensinado a depender cada dia mais Dele e que somente Ele governa a sua vida, embora haja planos em seu coração. As respostas, maneiras corretas e provisões veem somente de Deus, que tem cuidado de toda sua vida e trajetória.

As vocacionadas Sarah e Jéssica que também fazem parte da equipe de coordenação do Projeto Peru também têm aprendido durante todo este tempo a esperar mais em Deus, confiar em suas provisões financeiras e a descansar no Senhor. E lhes fez entender que este Projeto nasceu e veio direto do coração de Deus e que Ele supriu e suprirá tudo o que precisam individualmente como parte da equipe e também para o próprio projeto.

Para o casal Marcelo Cruz e Denise, este tempo foi de muito aprendizado, de ver e entender que Deus tem multiformas de agir em cada tempo, de colocar a fé em prática e de ver as provisões de Deus em cada detalhe que necessitaram para a viagem.

Como coordenador do Projeto, Marcelo Cruz entendeu que Deus exigiu muita entrega, dependência Dele e confiança nas provisões Dele para a equipe. Pôde contemplar o agir de Deus de forma clara e maravilhosa em todos os desafios enfrentados pela equipe.

O Pastor Eduardo Borges viu que esta é uma equipe muito séria e que tem facilidade de trabalhar juntos, que sabe respeitar a liderança, se esforçou em todo o tempo para adquirir os recursos e provisões para a viagem e que em todo o tempo se destacou pela prática da oração.

Deus colocou no pastor Eduardo Borges muita paixão pelo Peru, lhe concedeu um ótimo relacionamento com os pastores peruanos e ele tem percebido que o Peru é um país sedento e está muito aberto ao evangelho. Ele sonha que o Peru se torne uma grande nação para Deus e também nas áreas políticas, econômicas e sociais.

A última turma a chegar ao Peru foram os missionários Juliana Souza, Davidson, Isabella Sefisa, Pedro e Rafael que foram ensinados a exercer a fé de forma prática para conseguir vencer os desafios missionários e que presenciou em cada detalhe a boa mão de Deus e suas provisões.

Sobre nosso trajeto de viagem do Brasil para o Peru, tivemos vários desafios diferentes e experiências durante todo o percurso e alguns chegaram a ter o tempo de viagem estendido por 30h devido às escalas que tiveram e alguns transtornos. Mas em todo o tempo temos visto Deus cuidando de nós, nos guardando e nos fazendo entender que independente da adversidade o nome Dele precisa ser glorificado através de nossas vidas.

O que podemos dizer como uma equipe de 28 missionários brasileiros que hoje estamos na prática de missões aqui na cidade de Tarapoto, Peru. E que Deus tem feito conosco assim como fez com Abraão, Ele foi fiel diante de todos os desafios que tivemos durante o curso vocacionados e continua nos mostrando e provando isso  suprindo nossas necessidades, na adaptação cultura, novos meios de transportes e fuso horário.

A Igreja Mision Cristiana Esmirna nos recebeu muito bem e foram nos buscar no aeroporto com muita festa, alegria e presentes que fizeram especialmente para todos nós.

Nosso tempo aqui tem sido muito precioso, de comunhão com Deus, com os irmãos locais e com a equipe. Temos contemplado e experimentado a presença de Deus, a confirmação do propósito Dele e muita paz.

Agradecemos a todos vocês que nos ajudaram a superar os desafios e tem orado por nós. Pedimos que continuem nos acobertando com as suas orações para que o Nome de Deus continue sendo glorificado e exaltado através de todos nós. Toda glória seja dada a Deus.
– Equipe do Projeto Peru