Menu

Pr. Jeremias

Diariamente com o ESPÍRITO SANTO

Todo crente, em Cristo, tem o Espírito Santo:

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14 – NVI)

Quem recebeu o EspÍrito Santo procura, diariamente, viver como Jesus. A cada manhã, nosso coração deseja (e também precisa) estar na presença, sob a direção e a influência de nosso Senhor Jesus Cristo, para que Seu modo de pensar e de agir seja o nosso modo.

Sob a direção e o controle do Santo Espírito, condutas novas, piedosas e santificadoras são vistas e adotadas no nosso dia. Não haverá mais aquelas repetitivíssimas atitudes carnais que são manifestas por queixumes, idolatrias, murmurações, gritarias, críticas ferinas, palavras torpes, maledicências, desrespeito, insatisfação, ansiedades, cobiça, preguiça, impurezas sexuais, competições, mentiras, incredulidade, maldições, etc.

Cheios do Espírito podemos desenvolver:

  1. Alegria e contentamento. Numa leitura rápida do Novo Testamento, percebemos como os irmãos e irmãs encorajavam uns aos outros, especialmente cantando os Salmos. Eles também compunham hinos e cânticos espirituais e entoavam de coração louvores a Cristo e davam testemunho pessoal para fortalecer uns aos outros. Em nossos ajuntamentos, a alegria deve marcar nosso tempo de oração e de adoração.
  2. Constante gratidão. Nossa gratidão se fundamenta no caráter amoroso, redentor, provedor do nosso Soberano Deus. Sejamos gratos pela Salvação. Falemos de nossa história antes de Cristo e agora em Cristo. Inspiremos as pessoas com nossa alegria no Senhor. Adotemos, pelo Espírito, um coração cheio de gratidão por tudo, inclusive quando nos sobrevêm decepções, contrariedades e sofrimentos. Sejamos gratos em tudo e por tudo. “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3.17). Deus no controle.
  3. Humildade e submissão. “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração;” (Mateus 11.28); “um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus.” (I Pedro 3.4a). Jesus foi um servo humilde, sempre submisso ao Pai. Pelo Espírito podemos seguir os passos de Cristo Jesus e Seu exemplo em todos os nossos relacionamentos.
  4. Oração fervorosa. “Orando em todo tempo no Espírito”. (Efésios 6.18a). Nosso padrão para as palavras que falamos em voz alta ou em silêncio não é o que nós ou os outros aprovamos e sim aquilo que é aceitável ao Senhor. Muitas vezes, por causa de nossa fraqueza, nossa conversa íntima é desconfortável e descontrolada. O Espírito Santo é nossa fonte de vida. A Bíblia, a Palavra de Deus, nos abastece de palavras e pensamentos sábios. Podemos recorrer à força que vem dEle e de Sua Eterna Palavra.

Quando obedecemos a Santa Palavra de Deus, o Espírito Santo nos dá força para caminhar todo dia com o coração cheio de alegria, contentamento, gratidão, respeito às pessoas com um coração dócil e certeza de que a oração é mesmo um ambiente de milagres e fortalecimento.

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” (Efésios 5.18-21).

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular