Menu

Estudos e artigos

Demonstre humildade no relacionamento com seu próximo

Informativo_Oitava_IPBH_vitrine1303

A vida do Senhor Jesus é, para nós, exemplo absoluto em todos os sentidos; não é à toa que a Bíblia nos ensina a sermos discípulos dele e a imitá-lo em tudo. De todos os ensinamentos do Senhor Jesus, um dos mais enfáticos é sobre a humildade, tanto é que, no famoso sermão do monte, seu primeiro ensinamento foi: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5.3)

Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo nos recomenda o mesmo sentimento de humildade que houve em Jesus Cristo (Fp 2.5-8). Quando falamos em humildade, vemos no Senhor Jesus o maior de todos os exemplos. Ele sempre foi Deus, mas há dois milênios se tornou homem para sacrificialmente salvar os homens. Todos nós queremos subir os degraus da vida, e é normal; Jesus Cristo, no entanto, sendo Deus, desceu todos os degraus possíveis tornando-se homem e rebaixando-se a servo dos homens, assumindo o nosso lugar naquela cruz.

Temos que amar o nosso próximo como a nós mesmos. O Senhor Jesus ensinou isso de forma prática, anulando-se a si mesmo, dando sua vida por nós. Ele lavou os pés de seus discípulos e os enxugou com uma toalha. Ele levou sobre si os nossos pecados e foi castigado para livrar-nos da morte eterna. Enquanto sofria as agruras da morte, ele olhou para os seus algozes e os perdoou. Ele entrou na casa de pecadores, almoçou com eles, perdoou prostitutas e se compadeceu de doentes e endemoniados…

Jesus disse: aprendam de mim que sou manso e humilde de coração (Mt 11.29). O Messias foi, sem dúvida, o homem mais importante que já pisou nesta terra, no entanto, mesmo sendo o mais sábio, o mais poderoso e o mais ilustre de todos, disse: “Sou manso e humilde de coração, aprendam comigo”. Isso deveria mexer profundamente conosco, pois se o Senhor Jesus, que é Deus e também homem, o mais importante que já passou por aqui, nos convidou a aprender a mansidão e humildade com ele, quem somos nós para desprezar essa honra?

Nos ensinamentovs do Mestre, vemos a todo tempo dicas preciosas sobre como demonstrar humildade nos relacionamentos. Nasceu em uma família pobre, andava com gente comum e pecadora, deu atenção às mulheres e crianças, disse que o maior dentre nós deve se comportar como o menor, ensinou a servir ao próximo sem esperar recompensa, amar e orar por todos e até pelos que nos perseguem…

Coloquemos em prática o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo! Amemos ao próximo e demonstremos isso com o nosso comportamento humilde, voluntário e doador. Tente compreender a dor alheia, aproximar-se das pessoas, estender a mão ao vizinho, parente ou colega de trabalho. Faça de sua vida uma referência da graça e do poder de Deus para abençoar seu próximo.

Pr. Eloízio Coelho | preloizio@oitavaigreja.or.br