CUIDE DA família

Família é projeto de Deus. Sua família é o seu maior patrimônio. Investir na família é o mais importante investimento que se pode fazer e o que mais gera alcance de lucros para a sociedade. Se a família é destruída, a sociedade será destruída nas próximas décadas. O estado não pode e nem consegue tomar o lugar da família.

O propósito do Senhor ao nos conceder casamento, família e um lar é para que ele seja abençoador para dentro – todos os seus membros, e para abençoar os de fora. Quando as portas de um lar se abrem para abençoar outras pessoas, há como que um refluxo de bênçãos para todos os seus participantes.

O clima emocional e espiritual do lar é de máxima importância para que uma família viva bem. O lar precisa cultivar o amor, o perdão, a alegria e a aceitação. Pais e mães devem reconhecer como uma ação linda e soberana de Deus o fato de terem filhos e filhas, apenas filhos ou apenas filhas.

Melhore o clima emocional e espiritual do seu lar. Leia abaixo algumas sugestões práticas para que você use com criatividade e, ao mesmo tempo, pense em outras que nem foram imaginadas.

• Crie o dia para homenagear um dos membros da família. Escreva um cartão. Dê um presentinho. Faça sua sobremesa ou seu prato predileto. Se os recursos derem, leve-o para comer num lugar ou uma comida que ele gosta. Falem sobre o seu amor por ele.
  • Tenha noites memoriais. Reservem noites em que, juntos, vocês possam ver fotos, cantar, orar, contar os causos, recordar bênçãos, como venceram certas etapas. Os pais contarem aos filhos um pouco de sua história.
  • Faça uma noite do perdão. Em família, vez por outra, há más respostas, sobrolhos, palavras duras. Quem fala esquece. Mas é possível que alguém esteja machucado por uma palavra dura dita no lar. Faça uma noite para pedir perdão e perdoar. Jesus será glorificado e os laços das famílias se fortalecerão.
  • Leve a família para um contato com a natureza. Observar um pouco da criação. Leve a família para ver um pôr de sol. Acorde todo mundo para ver um belo nascer de sol. Fotografem flores, árvores, curiosidades na sua cidade ou rua e depois mostrem uns aos outros.
  • Surpreenda um membro da família. Faça uma festinha como se fosse um aniversário dele (fora do aniversário) com direito a quitutes, bolo e presentes.
  • Chame uma solteira ou solteiro que não tem família na igreja para almoçar com vocês e surpreenda-lhe com doses de amor e bondade.
  • Convide um casal ou uma família da igreja para lanchar, almoçar ou tomar um café em seu lar. Casal sem filhos pode convidar um casal com filhos e vice-versa.
  • Ofereça o livro “Família Conectada”, “Quando as coisas vão de mal a pior” ou “Coragem líder”, ou um outro livro que abençoe uma família de dentro ou de fora da igreja.
  • Visite uma família amiga, parente ou vizinha. Leve um mimo, vá lá para orar e ler um texto da Bíblia e convide para as jornadas de quarta-feira, quinta-feira, para os cultos de domingo ou para o seu GCOI – Grupo de Crescimento da Oitava.
  • Mande um “zap”, dê um telefonema ou escreva um cartão amoroso e um presente para algumas famílias que têm sido verdadeiros pais, mães, irmãos e irmãs para você. Talvez alguém tenha sido assim para você e há muito tempo não recebe uma expressão de gratidão.
  • Visite seus pais, principalmente se eles estão idosos. Leve os netos para vê-los. Ajude seu sogro e sua sogra.
  • Memorize e ajude toda a família a memorizar Miquéias 7.7.
  • Faça um esforço para fazer diariamente o Culto Doméstico. Desafie-se a si mesmo a investir para que sua família ore e leia a Bíblia, em união.
  • Envie dez cartões ou cartas, escritas à mão, para famílias não crentes, desviadas ou que precisam de consolação (parece um costume ultrapassado, mas ainda é elegante e acolhedor para famílias). Envie uma palavra de encorajamento falando do amor de Jesus Cristo.
  • Busque ao Senhor para viver cheio do Espírito, de paciência, de fé, de bondade e para que você tenha boas e abençoadas palavras que são como bálsamo e mel para toda a sua família.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular