Congresso de Pastores e Líderes – CPL 2012

Mais de 400 líderes participaram do Congresso de Pastores e Líderes – CPL 2012, realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema, nos dias 1 a 5 de outubro/12. O evento contou com a presença de irmãos vindos de várias estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Ceará, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Brasília, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Pará.

Na discussão do tema “Vida transformada, ministério transformado” foi dada grande ênfase sobre a importância de desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, só assim o ministério alcançará largueza.

Participamos de momentos inspiradores na adoração com o grupo AME e a Banda Sal da Terra, vinda direto de Pernambuco e com participação especial de Pastor Mauro, cantor e músico da Igreja Chamas do Avivamento.

Ainda tivemos a “cadeira quente” quase todos os dias, que era um momento de aproximadamente uma hora com perguntas dos participantes para os preletores. Houve ainda tempo para lazer, compartilhar e curtir bem a comida e as sobremesas.

Influência positiva

Ouvimos vários testemunhos sobre a importância dos CPL’s anteriores na vida de pastores e líderes, a respeito da revitalização de igrejas e ministérios, e da fundação de novas igrejas a partir do estímulo recebido neste encontro anual. Um destes: Osana Rodrigues, moça que foi desafiada num CPL por um livro e o testemunho de Helenita Borja, que criou um personagem: Ana Coração. Ela começou um trabalho com crianças em Cocos, sertão da Bahia, e já está a caminho de se tornar uma igreja organizada.

Testemunhos

“’Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem’. Assim, Jó proclama sua humildade e confessa sua ignorância a respeito do Eterno Deus. Em relação ao Congresso de Pastores e Líderes, havia o mesmo sentimento em mim: conhecia por ouvir falar. E sempre tive vontade de participar, mas o período de férias não coincidia com a data do Congresso. Mas neste ano, pude separar dez dias de minhas férias para ver e compartilhar daquilo que conhecia por boca de outros. E grande foi meu contentamento ao poder conhecer grandes servos de Deus e ouvir suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo. E este mesmo Espírito falou por boca de Mestres e Doutores, tanto quanto por irmãos de pouca escolaridade. Isto nos mostra a sabedoria de nosso bom Deus em usar quem Ele quer”.

“Pude conhecer pastores com agenda cheia e folga financeira como também aqueles com muitas dificuldades tanto financeiras quanto no cuidado com o rebanho do Senhor Jesus. Pude deixar de lado velhos conceitos e abraçar novas ideias, principalmente em relação aos ciganos, povos tão desprezados. Mas o que ficou marcado em todos, foi a gratidão por poder participar deste Congresso e poder levar às suas Igrejas, novo ânimo, novas ideias e novos compromissos para pregar o Evangelho. Tudo posso em Cristo. Ele me fortalece”. (Presb. Gessé).

“Fui muito abençoado com esse congresso, e, se Deus permitir, pretendo ir no próximo ano. Em tempo: Há uma preocupação pastoral e missionária nesse congresso, isso é muito bom para os pastores”.

“Todo o congresso foi excelente, as oficinas também, a minha área que é administração foi fantástica na oficina do Pb. Renato. Gostaria de parabenizar toda a organização e que o próximo seja ainda melhor”.

“Não há pontos fracos nem fortes. Tudo o que aconteceu no CPL 2012 foi abençoador demais. Vimos Deus manifestar o seu poder e nos despertar para um reavivamento pessoal e ministerial. Os preletores foram instrumentos de Deus para nos abençoar. Oro e peço ao Eterno que continue abençoando aos irmãos da Oitava, de uma maneira especial o ‘Pastor Jerê’. Creio que o CPL 2013 Deus já tem reservado grandes coisas para todos nós. Glória Deus pelo seu amor por nós. Até o CPL 2013 se Deus quiser é claro… De seu irmão em Cristo, no amor Fraternal…” (Rev. Marcinho).

“Pontos fortíssimos: ambiente totalmente pastoral, harmonioso e acolhedor, destaco também os muitos momentos de intercessão inclusiva e abrangente (sertanejos, ciganos, quilombolas, entre outros…)”.