Menu

Pr. Jeremias

Como quebrar o hábito da preocupação?

É difícil viver sem um certo grau de ansiedade e preocupação, não é mesmo?! Preocupamos com filhos, contas que chegam todo o mês, casar, ficar solteiro, casamento, emprego, dinheiro, peso, saúde, queda de cabelo e rugas que aparecem na face.

Muitas vezes, ficamos preocupados com coisas que jamais acontecerão. Em outras ocasiões, encontramo-nos preocupados com coisas que já aconteceram. E nós sabemos que não podemos mudar nada no passado. Ficamos acusando-nos com o famoso “e se eu tivesse… e se alguém… e se não tivesse acontecido isso ou aquilo”. Isso pode ter um efeito destrutivo: roubar a paz, tirar o sono, a tranquilidade, trazer depressão, amargura, ter uma conversa sempre negativa e minar a fé e confiança no Senhor.

A preocupação, li em algum lugar, é na verdade um ato de meditação. Quando nos preocupamos colocamos nossa atenção e energia nos problemas e não no Senhor. Focalizamos nossa mente naquilo que deu errado ou que pode dar errado e não nas soluções possíveis. Mantemos nossa mente e nosso papo interior nos problemas e aí eles se tornam maiores do que são na verdade. Os problemas se tornam maiores que as promessas do Senhor e maior que o próprio Senhor.

Como quebrar este hábito de meditação negativa? Para problemas complexos não existem soluções simples. Mas uma pequena dica é trocar a meditação nos problemas pela meditação nas promessas bíblicas e no caráter do nosso bom e generoso Deus. Confronte cada problema com as promessas bíblicas. Memorize e medite nas Escrituras.

Sem se enfraquecer na fé, ele considerou o seu próprio corpo já amortecido, tendo quase 100 anos (reconhecer a realidade, não é, necessariamente, ficar preocupado) e a velhice de Sara, contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por desconfiança, mas se fortaleceu na fé, dando glória a Deus” (Romanos 4.19-20).

O Senhor Jesus disse que por mais ansioso que alguém esteja, esta pessoa não pode acrescentar uma hora, um minuto, um simples segundo ao curso de sua vida. Memorizemos a Palavra de Deus e oremos uns pelos outros para que quebrar e vencer este mau hábito que nos afasta do descanso que o Senhor oferece.