Menu

Notícias

Como o pastor deve cuidar de si mesmo

img_0986

O Pastor Neil Barreto também participou do Congresso de Pastores e Líderes, o CPL Brasil 2016. O preletor trouxe uma palavra sobre o cuidado que os pastores devem ter com eles mesmos.

O pastor falou sobre o texto presente em 1 Timóteo 4.16 e alertou os congressistas ao amor próprio e atenção dedicada à sua vida, antes mesmo de suas ovelhas. “Seja a mensagem pregada, cuide de si mesmo, lembre-se da supremacia do testemunho, antes do discurso teológico vazio”, afirmou.

Apresentou índices preocupantes de uma pesquisa com pastores, na qual 70% estavam com depressão; 75% responderam que só liam a Bíblia para preparar o sermão e 70% não tinham um amigo pessoal. Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos no início da década de 2000, aponta que 76% acima do peso ou obesos.

O pr. fez uma importante consideração sobre como o suicídio chega ao púlpito, e como isso deve ser combatido. “Por que um pastor se mata? Porque o sujeito morreu primeiro. Por quê? A função é maior que o amor próprio”.

img_0972

Momento de oração no CPL

 

Ainda sobre isso, o Pastor Neil Barreto explicou aos participantes que os pastores não podem acreditar que precisam morrer pelas suas ovelhas, porque Jesus já fez isso na cruz por todas elas: “A gente não precisa morrer, somos chamados para viver com as nossas ovelhas. Jesus prometeu vida e vida em abundância”.

Ele ainda aconselhou os pastores: “cuide de você, da família, do seu intelecto, das suas emoções”, e ressaltou que a individualidade da pessoa, antes de sua função como pastor é muito importante: “renegar o que você é por causa do ‘pr.’ que colocaram no seu nome anos atrás é abrir mão do que Deus é em você”.

Finalizando, o pastor listou algumas das atitudes que são necessárias para esse cuidado pessoal:

– Estabeleça prioridades certas no ministério: ensino

– Seja honesto com as suas emoções: coloque para fora

– Respeite os seus limites

Pr. Neil Barreto fez um convite aos demais pastores ao cuidado consigo mesmo, um importante lembrete para um cuidado ainda mais especial com as suas ovelhas, já que, assim,  elas verão exemplo de cuidado com a sua família e de amor próprio.

 

| Ana Carolina Vitorino |