COMO MORRERAM ALGUNS DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS DO SENHOR JESUS

Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro a morrer. Era um pescador de profissão quando Jesus o chamou a uma vida de ministério. Foi decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, em 44 da nossa era.

João, irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Escreveu o Evangelho, as cartas de I, II, III João e o livro de Apocalipse. Foi exilado na ilha de Patmos por ordem do imperador Domiciano. Segundo a tradição, foi lançado num tacho de azeite fervendo de onde saiu ileso. Morreu aos cem anos de idade, servindo como Bispo em Edessa (hoje Turquia) sendo o único dos apóstolos que teve morte natural.

Pedro, escritor de I e II Pedro. Morreu crucificado no ano 67 d. C. com cerca de 75 anos de idade. A tradição diz que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo porque se achou indigno de morrer como seu Mestre e Senhor, Jesus Cristo.

Bartolomeu, também conhecido como Natanael, foi como missionário na Arábia e até na Índia. Alguns afirmam que ele foi amarrado a um saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado por meio de chicotadas.

André. Depois de ter sido chicoteado severamente por sete soldados, amarraram seu corpo à cruz com cordas para prolongar a sua agonia. Foi crucificado em uma cruz em forma de x em Ática, na Ásia Menor. Outros dizem que foi em Patras, Grécia. Pregou aos seus torturadores até seu último suspiro.

Tomé, o que duvidou da aparição do Cristo ressurreto, veio a ser um dos maiores pregadores. Viajou muitíssimo, pregando nas regiões da Parta, Média, Pérsia chegando até a Índia. Foi morto atravessado por uma lança na cidade de Coromandel, Índia.

Filipe morreu na Ásia Menor (hoje, Turquia) enforcado num pilar do templo em Hierápolis.

Tiago, filho de Alfeu, foi lançado do pináculo do templo de Jerusalém e, a seguir, apedrejado até morrer.

Judas Tadeu, irmão de Tiago, morreu cravado de flechas ao se recusar a negar sua fé em Cristo.

Simão, o cananeu, o zelote, foi executado na Pérsia por ordem do imperador Trajano. Foi torturado até expirar.

Mateus, ex-coletor de impostos, escritor do evangelho, pregou por quinze anos na Palestina, indo depois para Etiópia, onde sofreu martírio, sendo morto à espada.

Matias, nomeado um dos Doze, escolhido para substituir o traidor Judas Iscariotes, foi apedrejado e depois decapitado.

Marcos, João Marcos, sobrinho de Barnabé companheiro de viagens de Paulo, Morreu em Alexandria, no Egito, depois de ser arrastado por cavalos pelas ruas até a sua morte.

Lucas, o médico amado, escritor do evangelho e do livro de Atos dos Apóstolos, companheiro de Paulo. Foi enforcado na Grécia, como resultado de sua tremenda obra de pregar para os perdidos.

Paulo de Tarso, escritor de grande parte do Novo Testamento. Suportou prisões e uma prisão de longa data que lhe permitiu escrever muitas da epístolas às igrejas e que são as base das doutrinas fundamentais do Cristianismo. Foi torturado e depois decapitado pelo maligno imperador Nero em Roma em AD 67.

Tiago, meio irmão de nosso Senhor Jesus (At 15) e escritor da Carta de Tiago. O líder da igreja em Jerusalém, foi jogado mais de 400 metros para baixo do pináculo sudeste do templo quando ele se recusou a negar sua fé em Cristo. Quando descobriram que ele sobreviveu à queda, os seus inimigos o espancaram até a morte com um porrete. Diz a tradição que este foi o mesmo pináculo para onde Satanás levou Jesus durante a tentação.

Barnabé morreu apedrejado, após ser arrastado de uma sinagoga onde estava pregando em Salamina. Seu sobrinho, João Marcos, escritor do evangelho, o enterrou em uma caverna, onde permaneceu até a época do imperador Zenão I, em 485 d.C.. Seus restos mortais foram encontrados em 488. Há um túmulo com o seu nome em um mosteiro em Salamina (Chipre).

Irineu historiador da igreja no primeiro século escreveu: “o sangue dos mártires (os discípulos de Jesus) foi a semente da Igreja”. Será que valeu a pena?

Hoje muitos irmãos e irmãs estão sendo martirizados com fria crueldade semelhante ao que os primeiros discípulos sofreram e apóstolos em outras épocas. “Sereis odiados por causa do meu nome”. Há também uma parte da comunidade cristã no mundo, como nós no Brasil, que não tem (ainda) experimentado perseguições nefandas e martírios.

Aos que estão cansados e sonolentos na oração, mas que ficam acordados nas mídias sociais, em um filme ou num jogo de futebol; aos que ficam aborrecidos e acham cansativa a leitura e meditação na Palavra de Deus, mas se deleitam em outras leituras; aos que se veem um pouco frios na fé… Que esse breve resumo sobre a morte de alguns dos irmãos que se doaram para nos legar a fé em Cristo Jesus, possa ser um instrumento para nosso despertamento espiritual.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular