Batalha Espiritual

Cremos na Bíblia como única regra de fé e prática.
A Bíblia, entre outras verdades, nos ensina que há um conflito espiritual invisível (Efésios 6.10-18). Baseados nas Sagradas Escrituras, podemos concluir que pessoas de todas as idades podem ser alvo de ataque do diabo, inclusive, com opressão e possessão maligna. A Bíblia registra fatos relacionados com crianças, mulheres, jovens e adultos atacados por espíritos malignos, também chamados nas Escrituras de espíritos imundos ou demônios. A Bíblia registra a história da libertação de um rapaz. Quando o Senhor Jesus perguntou: desde quando isso lhe acontece? E o pai disse: desde a infância. Não sabemos exatamente quantos anos ele tinha, mas a situação espiritual dele e da família era afetada por causa daquele ataque maligno. (Marcos 9.21).
Portanto, qualquer pessoa está sujeita ao ataque de espíritos imundos (Efésios 2.1-10). Mesmo servos de Cristo, convertidos, também são alvos de ataques malignos. A igreja recebe vários alertas sobre esta batalha espiritual invisível, como por exemplo: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé”. (I Pedro 5.8-9)
Há enfermidades colocadas por espíritos malignos, mas nem toda enfermidade a cura é expulsar um demônio. Deus tem, na Sua soberania e bondade, usado a medicina em seus vários aspectos, concedendo apoio e ajuda no tratamento de doenças. Assim, por exemplo, gotas de certos remédios fazem uma febre sumir.
As causas de opressão/possessão podem ser várias, por exemplo: pacto dos pais feito com demônios; consagração dos filhos a espíritos malignos – mesmo com boa intenção; pecados sexuais dos pais; abuso; violência sexual; práticas sexuais ilícitas às luz das Escrituras; envolvimento com ocultismo e bruxaria, pactos, consagrações com ocultismo pelas crianças, juniores e jovens mesmo por brincadeira; envolvimento com jogos, livros e filmes de bruxaria, terror, vampirismo… e outras mais.
Muitas vezes espíritos imundos se manifestam e procuram intimidar, colocar medo no povo de Deus com ameaças, acusações, zombarias e provocando medo. O crente sabe que ele, de si nada pode, mas Cristo já venceu tudo. E o diabo sabe que ele já foi derrotado por Cristo na cruz. Cada crente e a igreja anda e triunfa na vitória de Cristo. Sabendo que “e, despojando os principados e a potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2.15). E a Bíblia nos ordena a resistir aos demônios em nome de Jesus e na mesma autoridade ordenar que eles se retirem e saiam. (Tiago 4.7 e Marcos 9.25)
A libertação, pois, de ataques espirituais malignos vem por intermédio da obra de Cristo realizada na Cruz, pela autoridade que há em Seu nome. Por outro lado, a pessoa precisa entregar sua vida a Cristo, converter dos seus maus caminhos, renunciar a qualquer aliança e pacto com espíritos imundos, crescer no conhecimento da Palavra de Deus e na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A proteção da igreja e do crente individualmente é promessa de nosso Senhor Jesus Cristo, que estaria conosco todos os dias. Devemos fazer sempre como aquela criança aluna da Escola Bíblica: Ao ser indagada: “se o diabo bater à porta do seu coração, o que você fará?” Ela respondeu “Peço ao Senhor Jesus para abrir e pronto, resolvido qualquer problema”.
Todo seguidor de Cristo deve crer no que diz as Escrituras: o Diabo e os demônios foram derrotados pela obra da Cruz e da ressurreição de Cristo. O estudo da Palavra de Deus, aconselhamento cristão e a oração dos irmãos é de vital importância para o fortalecimento e progresso da vida daquele que foi liberto, e também, de toda a igreja. Sabendo que “e, despojando os principados e a potestades, publicamente os expos ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2.15).
É preciso vigiar, orar e ajudar os que estão enfrentando tempos de luta com opressão e possessão. É preciso louvar a Cristo e celebrar com grande gozo a vida dos que foram e tem sido libertos de opressões malignas.
A vitória de Cristo é certa e segura. Confiemos e andemos com Ele salvos, seguros, protegidos e corajosos.

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br