Menu

Pr. Jeremias

Avivamento pessoal e da igreja

 

Certos valores e disciplinas são vistos em todo crente que cultiva a alegria da salvação e procura viver em plenitude a sua caminhada em e com Cristo. Sabemos que a caminhada pessoal do crente afeta a vida corporativa e a influência da igreja e sua influência, no mundo, em prol do nome de Cristo. A seguir, falo sobre alguns desses valores.

1. Oração pessoal

A oração é uma expressão do relacionamento com Deus e de dependência dele. Quando oramos, nós expressamos a verdade, que não podemos com nossa força o que Jesus Cristo nos chamou para fazer. Sem vida de oração diária, não temos vitalidade espiritual. Tendemos a nos fixar em nossos problemas e nos afundar em preocupações e desesperos. Temos que desenvolver nossa relação pessoal com Deus – e isso sem tirar selfies para postar que estamos orando. Nossa caminhada com Deus afeta a vida da igreja local. Por outro lado, a nossa falta de oração é uma expressão de idolatria do eu. Obediência diária fortalece nossa oração. Avivamento pessoal e da igreja requer o poder de Deus. Oração superficial de corações desobedientes dificilmente produzem nova vida em uma congregação. Precisamos ter vida de oração como comunidade que ama e serve a Cristo.

2. A leitura pessoal da Bíblia 

A Bíblia é um livro sobre esperança e vida, o livro que nos fala da pessoa maravilhosa de Cristo Jesus. A Bíblia é um livro que restaura nossa alma. É lâmpada para os pés. Joga luz em nossos caminhos. Orienta sobre viver, morrer, santidade, vida eterna, ressureição, inferno e céu. O avivamento pessoal e da igreja envolve a redescoberta da leitura pessoal e meditação nas Escrituras. Se não cuidarmos, passamos horas no whatsapp, no trabalho, em tantas outras coisas e pouco ou nenhum tempo fazendo leitura da Eterna Palavra. A leitura e meditação nas Escrituras mantêm nosso foco no Senhor e transformam os nossos corações de dentro para fora. Quando lemos a Bíblia de forma consistente, nossos olhos permanecem em Seu amor, compaixão, graça, soberania, poder e governo sobre as nações, e nossa alma se aquieta e descansa.

3. O testemunho pessoal de Cristo

Crentes e igrejas que vivem com os corações cheios da alegria da salvação testemunham, evangelizam, compartilham sua fé em Cristo, vivem comprometidos e engajados alegremente na evangelização do mundo e participando ativamente do movimento missionário para fazer Cristo conhecido em todos os lugares. Todo crente e igreja que experimentam a alegria da salvação têm vigor para testemunhar e levar outros a Cristo Jesus.

4. A participação pessoal numa igreja local

Um crente revitalizado e avivado sabe que a vida cristã é vivida em comunidade. Ele precisa dos outros crentes para crescer e permanecer na fé. Ele precisa da comunidade para sustentar sua família. Ele precisa da igreja local para ajudar na evangelização e fortalecimento da sua vida, do seu lar e de sua descendência. Todo crente que passa por um avivamento pessoal procura estar vinculado numa igreja local. Toda igreja local que passa por um despertamento espiritual procura buscar os que estão desgarrados e integrá-los amorosamente na comunidade.

Quando cultivamos esses valores e essas disciplinas, nos tornamos mais simples, mais humildes, mais quebrantados e mais unidos a Cristo e aos irmãos. E, de fato e de verdade, nos tornamos uma bênção no dia a dia.

Oremos uns pelos outros para que vivamos uma vida cheia da alegria da salvação.

Pastor Jeremias Pereira

Pastor titular da Oitava Igreja