Menu

Estudos e artigos

Amar completamente – Agradeça às pessoas da sua vida

boletim13116“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” Cl 3.15

O que você faria se tivesse apenas um mês para viver? Sabendo da expectativa de morte iminente, uma pessoa é capaz de ter reações variadas, mas somos levados a pensar que, pelo menos, ela teria duas reações distintas: ou ela iria lamentar, culpar alguém, entristecer, entrar em depressão, esperar a morte chegar, ou ela iria ajustar “algumas coisas” e viver seus dias como deveriam ter sido todos os demais: com maior comunhão com Deus, aproveitando cada minuto, sorrindo e se envolvendo plenamente com as pessoas queridas do seu relacionamento (parentes e amigos), pedindo perdão a quem tivesse magoado e perdoando aos que a tivessem magoado, dentre outros. Afinal, cada dia seria uma nova aventura para ser vivida. E você? Se soubesse agora que tem apenas um mês de vida, que mudanças faria? Você se deixaria levar pela apatia ou ousadamente reorganizaria sua vida com base nas verdadeiras prioridades?

“Agradeça às pessoas da sua vida!” Essa é uma chamada à reflexão sobre a gratidão que devemos ter a Deus e em relação àqueles que estão ao nosso redor. Ter coração grato deve ser uma realidade na vida do cristão, uma vez que somos salvos pelo sacrifício de Jesus, através da graça de Deus. Não merecíamos nada, mas através de Jesus temos tudo. Este conhecimento deve fazer brotar gratidão em nós todo dia, a cada manhã que se inicia.

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18). Essas palavras ensinam que devemos ter paciência na adversidade e gratidão na prosperidade. A gratidão nos leva a superar as tempestades e as dificuldades da vida, além de ser uma arma de vitória que apaga insinuações malignas de rejeição, baixa autoestima, rebeldia ou depressão. Os autores Kerry & Chris Shook dizem: “A gratidão tem o poder de nos transformar. Há poder na gratidão para nos curar no aspecto espiritual, emocional e relacional. Uma atitude de gratidão abre nosso coração a Deus, capacitando-nos a ver o mundo como ele realmente é, a experimentar a vida em sua plenitude e a desfrutar cada momento que respiramos.” (Um Mês Para Viver. Ed. Mundo Cristão, pág. 131).

Em nossa cultura falamos muito sobre gratidão, mas nem sempre a praticamos. Afinal, falar é mais fácil do que fazer. Talvez não praticamos por temor de “passar vexame”, de sermos mal interpretados, ou, até mesmo, por preconceito. Como dito, ser grato é um estilo de vida do cristão. Comece, então, o dia com uma atitude de gratidão (Sl 92.1-2; 1 Ts 5.18); construa e invista em relacionamentos significativos, pois nos dias atuais os relacionamentos estão cada vez mais voltados para o “contato eletrônico”. Lucas narra um fato onde dez pessoas foram agraciadas, mas só uma voltou para agradecer (Lc 17.17). A gratidão está do lado de quem recebe a dádiva; deve ser espontânea e é um fruto imediato de um coração rendido a Deus. Ame a Cristo, ame a sua família, aproxime-se mais dos familiares, amigos e irmãos na fé, agradeça às pessoas que abençoaram a sua vida. Certamente, há pessoas que foram instrumentos de Deus para ajudar a formar seu caráter, concluir os estudos, e que contribuíram para que você se tornasse a pessoa que é hoje. Faça uma lista das pessoas às quais você tem mais gratidão. Lembre-se destas pessoas e fale, escreva, visite, presenteie, enquanto você tem tempo. Faça uma lista de pequenas coisas que você geralmente considera naturais; reflita e agradeça a Deus por aquilo que torna sua vida bela.

A gratidão é uma das qualidades mais nobres do ser humano e, quanto a isso, há exemplos bíblicos que nos inspiram. Dentre eles: Lázaro e as irmãs deram uma ceia a Jesus (Jo 12.1-3); Jônatas foi livre da morte pelo povo que foi grato por sua coragem (1 Sm 14.45); Davi procurou descendentes de Jônatas para retribuir com honra a sua amizade (2 Sm 9.1-11); a Sunamita construiu um quarto para Eliseu se hospedar, por reconhecê-lo como um profeta e um servo de Deus (2 Rs 4.8-13); Rute agradeceu a Boaz por ele lhe permitir colher em seus campos (Rt 2.10-13).

Seja grato a Deus diariamente por tudo que Ele lhe tem feito, mas tome, também, a iniciativa de restaurar seus relacionamentos. Veja se há alguém que lhe desapontou, a quem você precisa conceder ou pedir perdão, e faça algo que a pessoa não esteja esperando, surpreenda por amor, crie o espaço e deixe Deus agir.

 

Renato Laranjo

Presbítero