Estudos e artigos

Acolhendo os perdidos

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6.37).

O grande pregador batista reformado, Charles H. Spurgeon, comentando este texto, afirmou: “Nenhum limite tem a duração desta promessa. Ela não diz meramente: ‘Não lançarei fora a um pecador na sua primeira vinda’, mas ‘de maneira nenhuma o lançarei.’ O texto quer dizer que Cristo não rejeitará o crente no princípio, e, que, como não o fará no princípio, tampouco o fará no fim.” Uma vez justificados por Deus, ninguém poderá nos acusar, condenar e nos separar de Cristo, pois foi Ele mesmo quem disse que jamais faria tal coisa (veja Romanos 8.33-35).

Cristo acolheu a todos que foram até ele. Ele acolheu uma mulher pecadora dominada por demônios (Lucas 8.2); um possesso que vivia entre os sepulcros (Marcos 5.15,18-20); acolheu Zaqueu, um coletor de impostos para o império romano, tido com péssima reputação pelos judeus da época (Lucas 19.1-5); Jairo, chefe da sinagoga, um administrador, com o seu luto (Lucas 8.40-52); Nicodemos, membro do Sinédrio da época, tido como um representante do judaísmo aristocrático (João 3.1-8). Jesus acolheu a mim e a você.

Acolher o perdido é sinal de transformação, pois só quem experimentou a verdadeira transformação interior, é capaz de visualizar esta transformação em outras pessoas. Acolher o  perdido é sinal de obediência…

O acolhimento de Cristo nos constrange a fazer o mesmo. Assim como Cristo acolheu e promoveu as pessoas, precisamos fazer o mesmo com os perdidos que estão à nossa volta. Precisamos enxergá-los, amá-los e acolhê-los. Precisamos vê-los como pessoas potencialmente libertas e transformadas. Da mesma forma que Cristo ministrou vida, precisamos ministrar a Sua vida àqueles que estão emocional, fisica e espiritualmente mortos. Assim como Cristo ministrou cura e transformação a desnorteados, a igreja precisa redirecionar aqueles que se encontram confusos e perdidos.
Acolher o pedido é sinal de gratidão a Deus por ter sido acolhido por Ele. Quem ainda não experimentou o acolhimento de Deus, terá dificuldade em acolher ao pecador. Mas aquele que foi acolhido, necessita acolher.
Acolher o perdido é sinal de transformação, pois só quem experimentou a verdadeira transformação interior, é capaz de visualizar esta transformação em outras pessoas. Acolher o perdido é sinal de obediência, pois a todos quanto foram acolhidos foi lhes dado uma ordem de sair em direção aos perdidos e anunciar-lhes a vida eternal. Acolher o perdido é sinal de amor, pois quem ama, acolhe; não julga, ama e cuida.
Precisamos caminhar em direção aos perdidos, acolhê-los, ministrar-lhes ao coração, prepará-los e ensinar-lhes que precisam fazer o mesmo.

Pr. Roberto Teixeira | prroberto@oitavaigreja.com.br