A FIM DE GANHAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL

Qual a base bíblica-teológica para uma igreja se esforçar a fim de ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo?

1.  A missão dada pelo dono da igreja

• “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.19-20)
  • “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1.8) Os dois textos acima incluem o desafio de ganhar milhões de pessoas.
  1. O exemplo da igreja conforme registro no livro dos Atos dos Apóstolos
  • No início, eram quatro discípulos: Pedro e André, Tiago e João. “E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’.” (Mateus 4.19)
  • Depois, eram 12 discípulos. “…escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos.” (Lucas 6.13)
  • Mais tarde, 70. “Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois… E lhes disse: ‘A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos’.” (Lucas 10.1-2)
  • E chegamos aos 120. “Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas.” (Atos 1.15)
  • Depois a Bíblia registra 500 irmãos. “Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez.” (1 Coríntios 15.6)
  • E então houve um acréscimo de mais 3.000. “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.” (Atos 2.41)
  • E há um registro de 5.000 só de homens. “Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.” (Atos 4.4)
  • A partir desse registro, se menciona uma multidão. “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração.” (Atos 4.32) “Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados.” (Atos 5.14)
  1. O exemplo do 2º maior missionário de todos os tempos
  • Paulo declara seu desejo de ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo. “Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.” (1 Coríntios 9.19)
  • Quem era este santo varão? Uma pessoa convertida. Um micro empresário nos ramos de fabricação de tendas. Um líder espiritual, que veio a ser conhecido como Paulo, apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo. Seu anseio era ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo. Ele doou seu tempo, seus recursos, suas habilidades e toda a sua vida para alcançar esse propósito.
  • Ele e sua equipe de líderes plantaram igrejas. Essas igrejas foram desafiadas e encorajadas para alcançarem milhares de pessoas; e impactaram o império romano com a mensagem do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Para quem quer saber detalhes, leia o livro de Atos e o restante do Novo Testamento a partir de Atos.

Qual deve ser a paixão da Oitava Igreja? A mesma do Senhor Jesus, a mesma dos irmãos que formaram a primeira igreja em Jerusalém, a mesma do nosso irmão Paulo, que escreveu a maioria das cartas do Novo Testamento: submissa e liderada pelo Espírito Santo. Se esforçando ao máximo para ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo, tanto em Belo Horizonte, como em Minas Gerais, no Brasil e sendo parceira para evangelização de nações, povos, tribos e raças ao redor do mundo.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular