Menu

Estudos e artigos

A Esperança que transforma vidas

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5.17)

Entregue sua vida a Jesus, se quiser ir para o Céu. Apesar de haver verdade nessa afirmação, muitas vezes uma ideia incompleta nos priva de experimentarmos algo muito melhor em nossas vidas, especialmente quando esse muito melhor está ligado aos planos de Deus para nós.

Paulo, ao mencionar a frase acima aos coríntios, não falava de uma nova vida que se iniciaria no porvir, mas de algo que começa no hoje, agora. “As coisas antigas JÁ passaram; eis que se fizeram novas!!!”. Viver em Cristo é algo que começa no momento em que nos entregamos a Ele e, apesar de ser verdade que experimentaremos algo indescritivelmente mais intenso no porvir, não precisamos esperar para começar a viver essa novidade de vida.

Portanto, ficar sentado esperando Jesus voltar nunca esteve nos planos de Deus para os que se entregam a Cristo. Um termo bíblico para o crente em Jesus é “seguidor”, e essa expressão, por si só, indica movimento, mudança, atitude. Deus tem como objetivo transformar nossas vidas, e essa transformação começa aqui e agora.

Esperança anda lado a lado com expectativa, e uma mudança de vida envolve diversos aspectos internos, que se desdobram de forma prática e externa. Vejamos algumas formas de investir nessa transformação:

Mova-se no Espírito

Não existe vida renovada fora do Espírito Santo de Deus. Ele é o motor da verdadeira vida e buscar o enchimento do Espírito é uma ordenança bíblica (Efésios 5.18). Para isso, não existe novidade (graças a Deus!). A solução é uma só: buscar ao Senhor através da oração e meditação nas Escrituras.

Renove sua mente

Somos impulsionados pelo que se passa em nossa mente. Da mesma forma que nossa mente escolhe virar à direita ou à esquerda em um cruzamento, e nosso corpo segue com passos essa direção, aquilo que falamos, escolhemos, tocamos, escutamos é diretamente influenciado pelo que se passa dentro de nossa cabeça. Ter uma mente renovada é equivalente a ter uma vida renovada (Filipenses 4.8).

Aproveite o seu tempo

Se há algo que vale ouro em nossos dias de correria e agenda apertada é o tempo. E com tantas distrações com tecnologia, mídia e falta de objetivos na vida, é também um bem altamente desperdiçado. Nada mais incoerente. Paulo enfatizou a necessidade de entendermos a vontade do Senhor para poder “remir o tempo”, ou seja, aproveitá- lo melhor com aquilo que é produtivo para o Reino, com frutos na eternidade, e não apenas prazeres momentâneos (Efésios 5.15-17).

Aprofunde seus relacionamentos

Um dos efeitos dessa correria é que não temos tempo para as outras pessoas. Muitas vezes a maior proximidade que temos de muitos que chamamos de amigos é uma mensagem de WhatsApp ou um post no Facebook. Nós nos curtimos muito, mas sem nos achegarmos. E esse estilo de vida é refletido em nosso relacionamento com Deus, onde a oração demorada se torna nervosa, e é substituída por um fast-food espiritual. Gastar tempo com Deus e com as pessoas implica em termos menos amigos virtuais, e mais amigos de verdade. Dará mais trabalho, mas com certeza renderá frutos melhores (1 João 4.18-21).

Transforme seu trabalho

A espiritualidade cristã é prática, pé no chão. Não somos almas salvas, vagando nesta existência, aguardando ser recolhidas pelo Senhor. Jesus nos transformou para que, ainda no tempo que nos resta, sejamos agentes de transformação para que Ele alcance outros e o nome Dele seja engrandecido nessa geração. Assim, nada mais natural que nosso ambiente de trabalho (ou estudos), onde passamos a maior parte do nosso tempo em atividade, seja um lugar onde seremos esses agentes a serviço do Reino. Nesse caso, não existe separação entre o sagrado e o secular, pois tudo o que fazemos ou falamos, deve ser para a glória de Deus (Colossenses 3.17).

Jesus nos salvou, sim, para “irmos para o Céu”, mas antes que isso aconteça – ou que sua volta se concretize – somos chamados à oração do Pai Nosso: “seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no Céu”.

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha

Pastor Auxiliar