Menu

Estudos e artigos

A Esperança nos motiva a orar

Alguém disse: “Jamais serás um cristão se não fores uma pessoa de oração”. Oração é a nossa linha direta de contato com Deus. Só ora quem acredita basicamente em duas coisas: primeiro, em Deus, na sua bondade e misericórdia; segundo, que as coisas irão melhorar, pelo favor do Eterno.

Orar é, sem dúvida, submeter a nossa vontade à vontade de Deus, mas, devemos sempre expressar a nosso desejo na oração. Há pessoas que oram dizendo: “Senhor faça a Tua vontade nesta situação”; “Senhor faça a Tua vontade naquela e naquela situação”. Tenho que te informar que isso não é uma oração correta, pois você não colocou a sua vontade e nem está abrindo o seu coração. Deus irá, de todo o jeito, fazer a vontade Dele, mas Ele quer que você expresse a sua. Uma dica é, no final de sua oração, dizer: “…contudo, seja feita a tua vontade”.

Oração não é qualquer coisa. Quando você ora, você conversa diretamente com o dono do universo, com aquele que controla a economia do mundo e chama todas as coisas à existência. Esperança é você aguardar a manifestação de algo que ainda não viu; fé é você ter certeza que aquilo que se espera irá acontecer, é ter a certeza de que o Senhor tem poder de transformar uma situação.

Se todos entendessem o privilégio e a responsabilidade de orar, não deixariam de lado. A esperança nos impulsiona no caminho da oração, da busca pelo Senhor e da sua palavra.

A nossa esperança não é uma esperança aleatória, sem base e sem rumo, é uma esperança firmada nas promessas do Deus Eterno. Se Ele disse que somos a luz do mundo, é porque Ele quer iluminar este mundo através de nós. Se Ele disse que somos o sal da terra, é porque Ele quer temperar e dar sabor à vida das pessoas que nos cercam. Se Ele ordena que sejamos justos, amorosos e verdadeiros, é porque deseja que o mundo conheça o Seu amor, verdade e a justiça, manifestada em nós. Todo bom princípio moral e ético, de bondade, progresso e justiça que há neste mundo veio indubitavelmente de Deus. Quando o povo de Deus ora com fé, não lhe resta outra opção senão esperar confiadamente na certeza de que Deus intervirá.

A Esperança para este mundo está em Deus, que cuida da sua criação. A piora do mundo é resultado da ação do mal; do pecado que entrou; do inimigo que semeou a má semente. Quando oramos, estamos invocando o poder restaurador de Deus sobre a nossa casa, nosso trabalho, nossa nação e as nações. Oração é a expressão da nossa esperança; só ora quem tem esperança, pois a verdadeira esperança nos motiva a orar. Quando oramos, o Deus provedor vem ao nosso encontro derrubando as barreiras, trazendo justiça e dissipando o mal.

Tenha a verdadeira esperança! Ore mais, interceda mais, santifique-se mais, entregue a sua vida ao Senhor Jesus e verás o que Ele fará depois disso.

Pr. Eloízio Coelho

Pastor Auxiliar