Estudos e artigos

A centralidade da Bíblia para uma vida de Esperança

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4.4)

Alimentar-se bem é determinante para ter saúde, por isso, alimentar-se mal coloca as pessoas em uma má condição. E se aplicássemos o mesmo conceito para a saúde espiritual? Daí, poderíamos concluir que sem a palavra de Deus em nossa vida não há possibilidade de haver saúde espiritual e, por fim, não é possível nem mesmo ter vida.

A Palavra de Deus é mais do que um nutriente que mantém a vida, é uma fonte milagrosa de vida, pois tem poder para ressuscitar mortos: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Efésios 2.1). “Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (1 Pedro 1.23).

Hoje, segundo domingo de dezembro, comemoramos o Dia da Bíblia. “Foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP)”*. A lei federal 10.335, desde de dezembro de 2001, estabeleceu no calendário oficial do país a celebração do dia da Bíblia em todo território nacional.

Mas, o que isso significa para os que se denominam cristãos? Certamente, não deveria ser apenas a celebração de um livro, como se fosse um livro qualquer ou um livro antigo. Parece chover no molhado, mas sei que não é. Nem todas as comunidades que se intitulam cristãs veem a Bíblia como a Palavra de Deus, que é viva, imutável e atemporal. Muitos consideram a Bíblia ultrapassada, que trata de questões da sua época apenas, por isso há muitas discussões de nosso tempo em que ela não deveria ter autoridade para opinar e muito menos legislar. Mas, isso não é verdade, a Bíblia é a Palavra de Deus para todas as épocas e gerações. Ela é tão atual para nós como era para aqueles que a receberam no passado. Seus princípios são imutáveis, sua sabedoria é inegável, seu conteúdo produz profunda reflexão, seus argumentos desafiam a nossa razão, sua inspiração nos leva a uma vida transformada, sua revelação acerca do Senhor e Salvador Jesus Cristo tem conferido poder a todos os que nela creem para se tornarem filhos de Deus.

Para a Oitava Igreja, a Bíblia é a Palavra de Deus, por isso ela é a nossa regra de fé e de prática. Pautamos a nossa liderança nela. Ensinamos e aconselhamos a partir dela. Os membros da Oitava devem se alimentar dela todos os dias por meio de grandes porções e também por meio de longas reflexões em poucos versículos, como quem saboreia o máximo da sua doçura.

Nesta semana, a Bíblia foi lida de Gênesis a Apocalipse, na Praça Sete, em Belo Horizonte, e a nossa igreja esteve representada ao lado de várias outras igrejas.

Não negligencie a leitura da Palavra de Deus, coloque-a como prioridade. Leia a Bíblia com atenção, ouça a voz de Deus. Leia-a para você, para os seus filhos, para os seus amigos e para os seus parentes.

Que tal, nesta semana, presentear alguém com uma Bíblia?

“Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” (Salmos 119.103)

Pr. Iury Guerhardt

Pastor Auxiliar