5 dicas para instrumentistas

Foto: David Nascimento

1 – Jamais deixe de estudar: Aos que estão iniciando sua caminhada, este conselho é fundamental para adquirir conhecimento sobre música e sobre o seu instrumento especificamente. Aos que já têm um pouco mais de experiência, o estudo recicla nossa visão. Invista nesta área: faça cursos, workshops, assista vídeos de profissionais, etc… Seja sábio e esteja sempre pronto a aprender! (Provérbios 10.14a)

2 – Tenha uma visão diferenciada e regada pelo amor acerca das pessoas: A luta contra um ego exacerbado é uma constante luta no artista. Este sentimento, por vezes, turva nossa visão sobre as pessoas, suscitando inveja e competitividade, que enfraquecem o elo de comunhão em uma equipe, por exemplo. Entenda que a comunhão é sempre um caminho mais excelente do que a competitividade. (Efésios 4.32)

3 – Amplie seus “horizontes auditivos” musicais: Ouça diversos estilos. Não fique preso apenas ao que você está acostumado: Ouça Música Erudita, Jazz, Música Oriental, Negro Spirituals, etc. Tenha sempre a preocupação de reconhecer e entender os elementos musicais ali utilizados.

4 – Seja persistente e determinado: Por vezes durante seus estudos, você encontrará dificuldades para tocar algum exercício ou trecho musical. Não desista! Continue se esforçando. Tenha uma rotina de estudos de, no mínimo, 20 minutos por dia. Seus músculos e coordenação motora e digital estão sendo treinados para cada movimento que você fará. Jamais se arrependerá de cada minuto gasto. Mãos à obra! (1Co 15.58a)

5 – Seja um verdadeiro cristão: Talvez você pense que este não é um conselho prático musical, mas podemos garantir que sim. Nós, artistas que devolvemos ao Senhor o talento que Ele mesmo nos concedeu por graça, precisamos ainda mais da inspiração que vem do alto para nossa arte. Leia a sua Bíblia. Ore e interceda por situações e pessoas necessitadas. Jejue. Esteja presente nos cultos de sua igreja. Permita-se ser pastoreado por seu pastor local. Ande em comunhão com seus companheiros de ministério. Sirva sempre. Admoeste e incentive aos irmãos. Pratique boas obras… A arte em si não nos completa. (Filipenses 1.27)

Raquel Pinatti

Ministério de Louvor