Menu

Notícias

1 país por um 1 ano – Tunísia

A Igreja e a perseguição


A constituição prevê a liberdade e prática de ritos religiosos, mas determina o islamismo como a religião oficial do Estado, tanto que o presidente do país deve ser muçulmano. Além disso, os muçulman

os, que são quase 100% da população, que se convertem a outras religiões enfrentam o ostracismo e a exclusão social.
Os poucos cristãos existentes no país hoje são católicos franceses e refugiados libaneses; já os cristãos tunisianos somam uma parcela muito diminuta da população. O governo considera legítimas as igrejas fundadas antes da independência do país em 1956, mas as que foram fundadas após esse período enfrentam duras restrições.

História e Política
Nos primeiros anos de sua independência (1956), a Tunísia declarou-se como uma república e entrou em conflito com a França inúmeras vezes. Com o passar do tempo, a estabilidade foi finalmente alcançada e o país pôde dar continuidade à sua aproximação do mundo árabe.

As revoltas (conhecidas como “revolução jasmim e posteriormente como primavera árabe”) ocorridas no mundo árabe nos últimos meses tiveram início na Tunísia, resultando na queda do então presidente do país, havia 24 anos, Ben Ali.
Atualmente, a Tunísia é uma república com forma mista de governo, ou seja, possui um presidente, um primeiro-ministro e uma Assembleia Nacional.
Louve a Deus porque Ele tem realizado sua obra na Tunísia. Veja os motivos de oração compartilhados por missionários da Oitava Igreja. O nome não pode ser divulgado por motivos de segurança.
Projeto (nome…)* já foi legalizado!
Que alegria de facilitar encontros de reflexão teológica e missiológica com um grupo de líderes da Igreja de Tunis. O Comitê da Associação (nome…) é composto por três irmãos e três irmãs, somos amigos de longa data, choramos e celebramos juntos…
Neste trabalho reside uma oportunidade maravilhosa de refletir sobre o sentido e vocação da Igreja de Cristo neste País e vendo os fios preciosos do texto bíblico se entrelaçando em seus contextos e histórias.
Este trabalho tem tido um impacto maravilhoso no ensino da Palavra de Deus no país, e a Igreja Tunisiana já declarou que este ano é um ano de discipulado.
Orem para que seja um discipulado de Vida Integral e comprometido com os valores do reino de Deus.
A Escola Teológica (nome…)*, onde ensinei Aconselhamento alguns anos atrás, é parte do projeto (…)*, e me convidou outra vez pra participar e apoiar a sua caminhada de Ensino.
“Para uma Igreja relativamente nova, que tem sido perseguida e fragilizada, estes passos são de extrema relevância. Louvamos a Deus pelo privilégio de ser parte deste processo e poder contribuir para que a excelência do tesouro do nosso Deus seja expressa em sua plenitude nesta nação que amamos tanto!”
Dignidade e a imagem de Deus sendo restaurada na vida das pessoas. Continuamos participando de alguns projetos de formação educacional e inclusão de pessoas com dificuldades especiais ou marginalizadas. A maioria das atividades se fazem através do Projeto (nome…)*, que significa Dignidade.
Continuamos sonhando em ver a dignidade da imagem de Deus sendo restaurada na vida destas pessoas que sendo excluídas nos ensinam tanto sobre o coração inclusivo de Deus!
“Na Tunísia, Egito, Marrocos, tenho tido o privilégio de continuar próximo dos irmãos, dos amigos, orar, escutar, chorar e celebrar juntos a sua trajetória de fé é compromisso em meio às perseguições e desafios.”
Compartilhando no Caminho e na Mesa
Em fevereiro me encontrei com um tunisiano, que não via na muito, foi uma alegria sem medida. Ele me disse: “Continuo orando em nome de Jesus. Eu sei que Ele me ouve… que se importa comigo… que está presente em minha vida!
Na mesma ocasião, no silêncio de uma noite estrelada, na casa de uma família amiga, (uma pessoa da família), puxou minha mão discretamente, e me disse: “(…) por favor, ore por mim agora em nome de Jesus, eu preciso dEle em minha vida…”
A modelista do projeto (…)* me abraçou e disse:
“Obrigada por ter compartilhado Jesus comigo neste tempo de tanta luta e dificuldade Ele tem sido a minha força e Esperança…
“As oportunidades de compartilhar do Evangelho neste contexto vão aumentando uma vez que a confiança vai crescendo através de anos de amizade.”
Que alegria ouvir estas histórias e ver a Palavra de Deus tocando o coração destas pessoas que amamos tanto! Palavra poderosa que não volta vazia!

*Informações ocultadas por motivo de segurança.

Coselho Missionário | conselhomissionario@oitavaigreja.com.br