VOCÊ JÁ OROU PELO SEU LÍDER HOJE?
Há não muito tempo (há cerca de dois anos), tornou-se comum o relato de casos de pastores e líderes sofrendo de depressão. Houve inclusive registros de casos extremos, que culminaram em suicídio. Tanto que o CPL 2018 tratou justamente sobre saúde emocional – você encontra as palestras em nosso site ou clicando aqui. O tema, na época, era visto como um tabu. Afinal de contas, “pastor não pode ter nenhum distúrbio emocional”; “um líder, realmente ungido por Deus, jamais permitirá que a tristeza tome conta”. Mas, será?
Conclusões desse tipo são retrógradas e completamente desvinculadas da realidade. Os nossos líderes, sejam eles pastores ou responsáveis por qualquer ministério, são seres humanos, logo: estão suscetíveis a quaisquer doenças, inclusive, à depressão. Sobretudo a partir da pandemia do novo coronavírus, tornou-se comum deparar-se com alguém que esteja sentindo, por exemplo: medo excessivo, ansiedade etc. E, inevitavelmente, vários dos nossos referenciais estão nesse bolo, sejam homens ou mulheres; jovens, adultos ou anciãos.
Portanto, saiba que, aquela pessoa que ouve e aconselha, também demanda cuidado, carinho e atenção. Ela necessita, principalmente, de suas orações. Sabemos que a nossa existência não se limita a este mundo, o que faz da intercessão uma potente ferramenta no combate aos dominadores do mal. Então, não se deixe enganar. Separe alguns minutos do seu dia para orar pelos seus líderes. Por mais fortes que pareçam, são “gente como a gente”. Suplique pelas diferentes áreas de suas vidas e, sempre que possível, ofereça ajuda.
E PELOS GOVERNANTES, VOCÊ TEM ORADO?
As eleições municipais deste ano se aproximam e talvez você ainda não se sinta preparado para encarar a urna eletrônica e direcionar seu voto. Se esse for o seu caso, sugerimos a leitura do texto: Como preparar-se para as eleições 2020, publicado na edição de setembro da Oitava Revista (p. 22). Se, porventura, você já informouse previamente, a dica é: mantenha-se atento aos noticiários sobre o cenário político da sua cidade, para não ser pego de surpresa. Munido de informações, é hora de posicionar-se também no mundo espiritual.
Em Efésios 6.18, somos orientados da seguinte forma: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (NVI). Portanto, devemos orar incansavelmente por aqueles que ocupam cargos de liderança – como visto acima – e detêm poder para alterar/determinar os rumos do lugar onde vivemos. Isso não quer dizer que a responsabilidade será transferida para Deus, pois somos nós, cidadãos, quem elegemos os candidatos.
O ideal é que as nossas súplicas estejam direcionadas aos políticos escolhidos pela maioria, sem que nos esqueçamos de fazer primeiramente a nossa parte: votar de maneira consciente, pautados em informações concretas. Feito isso, independentemente de quem vença o pleito, é fundamental que nós, cristãos, dobremos os joelhos e dediquemos parte do nosso tempo com o Senhor às orações em prol dos governantes e legisladores eleitos. É nosso papel enquanto embaixadores de Cristo aqui na terra.
Ore desde já pelo bom andamento das eleições municipais deste ano, pelo futuro da cidade em que você vive e de sua respectiva população. Peça a Deus que conceda sabedoria e discernimento aos escolhidos, para que trabalhem honestamente e a favor dos interesses do povo, e não de grupos e/ ou partidos. Lembre-se: ”muito pode a oração do justo” (Tg 5.16). Então, interceda e, mesmo que não veja resultados concretos de início, persevere e jamais desista de orar.