Estudos e artigos

VIVA CRISTO NA TERRA

Cl 3.18; 4.1

É muito bom ter um referencial para seguir. Quando fazemos uma viagem, precisamos de mapas que nos ajudem a fazer as escolhas certas ao nos depararmos com dois ou mais caminhos. Virar à direita, seguir em frente, virar à esquerda. Ao longo da viagem recebemos várias informações, seja do GPS, de algum aplicativo ou de um mapa de papel, como eu usava antigamente (guia 4 rodas).

Ao longo do percurso somos avisados sobre curvas e perigos, também recebemos muitas outras informações que nos fazem ter uma viagem segura e chegar ao lugar correto.

Quando olho para as Escrituras, me deparo com algo parecido. Um manual que me diz qual é o caminho que devo seguir para obedecer a Jesus e chegar ao paraíso. Certa vez, um pregador disse que, com os Dez Mandamentos nas mãos, é possível encontrar o caminho do céu. Mas nós temos muito mais informações que os Dez Mandamentos. Temos 66 livros, divididos em: Antigo e Novo Testamento, contendo os princípios, valores, decretos, leis e mandamentos que devemos seguir, os quais nos foram dados por Deus e que me ajudarão a viver uma vida em conformidade com Sua vontade.

Quando Paulo escreve à Igreja de Colossos, tem em mente que precisa ajudar aquela igreja a corrigir erros graves que estavam sendo comentados até mesmo fora do ambiente da igreja.

Um assunto importante é trazido à tona. Como devem se comportar as esposas, os maridos, os pais, os filhos, patrões e empregados. Havia uma dificuldade em entender quais eram os deveres de cada um e como cada um seria cobrado, agora que eram cristãos.

Os valores morais foram elevados por Jesus, e a família torna-se um elo ainda mais forte e importante a ser preservado. O respeito às relações interpessoais também foi fortalecido. Todos têm um papel a desempenhar.

Quando olhamos para direitos e deveres de cada membro da família, não podemos nos deter em apenas um texto. A Palavra de Deus nos traz, no Antigo e Novo Testamentos, princípios e valores que vão nos ajudar a ter uma família madura, equilibrada, espiritualmente bem-sucedida e com valores que agradam a Deus.

Paulo nos exorta a não desejarmos viver uma vida cristã apenas no céu, mas devemos tomar atitudes importantes agora, para que possamos experimentar aqui na Terra os valores aprovados no céu.

– Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar