Menu

Pr. Jeremias

VIVA COM GENEROSIDADE

1. A generosidade cria comunidade. O coração é atraído pelo objeto de sua generosidade: “onde está o teu tesouro aí estará o teu coração”. Toda vez que alguém dá algo a Deus, seu coração se aproxima dele. Toda vez que você doar algo ao próximo, seu coração se aproximará dele. O ato de contribuir e a generosidade criam comunidade.

2. A generosidade derrota o materialismo. O antídoto para o materialismo – e há apenas um – é a generosidade! Toda vez que você for generoso terá vitória espiritual em seu coração e quebrará a cadeia do materialismo em sua vida. A ordem de Mamom é ter, ter e ter. Os filhos precisam observar seus pais sendo generosos para aprenderem a ser generosos.

3. A generosidade fortalece a fé. Você colhe o que semeia. Se criticar as pessoas em todo o tempo, se for exigente demais, se ficar concentrando em detalhes sem importância… os outros serão críticos com você também. Se fizer fofoca, for invejoso, você receberá de volta. Se for amoroso… receberá de volta. Aquilo que você reparte recebe de volta em grau maior. Muitas pessoas, mesmo cristãos, quando o assunto é dinheiro, agem como ateus. Quando Deus encontra alguém que o adora acima do dinheiro, ele pode dizer: se você aprender a ser generoso, vou abençoá-lo mais do que pode imaginar. Essa é uma lei eterna.

4. A generosidade é recompensada com bênçãos. Deus abençoa a alma generosa. Algumas pessoas conseguem confiar em Deus para sua salvação eterna, mas não conseguem confiar suas finanças a ele. O resultado é que muitos perdem várias bênçãos. Quando você investe tempo, energia e recursos para abençoar sua igreja e outras pessoas, você investe para a eternidade e Deus investe em sua vida. Ele dá semente a quem semeia.

5. A generosidade produz alegria. Quando você se transforma em uma pessoa generosa, a vida vai se transformando em uma aventura, pois Deus
trabalhará por meio de você de múltiplas maneiras. O que retém não terá muitas alegrias. Ficam morrendo de medo de perder o que conquistaram. Ficam inseguros e ansiosos. A pessoa generosa é feliz e alegre. A generosidade cria milagres. Seja generoso: doe recursos, tempo, dinheiro, contatos, ou seja, o que for.

6. A generosidade nos torna semelhantes a Deus. Deus é o incomparável doador. Ele é o generoso Deus. Cada um de nós não teria nada na vida se não fosse a grande generosidade e o favor do Eterno. Deus quer que doemos com amor e alegria. Você pode doar sem amor, mas não pode amar sem doar. Então, sugiro que você se torne um generoso doador:

A. Doe conscientemente. Cristo quer que nossa oferta seja significativa e importante. Não dê apenas impulsivamente. Pense, ore e planeje a respeito e, então, faça com fé e alegria. Tenha alvos de doação para o mês e para o ano.

B. Doe entusiasticamente. Não contribua por culpa ou como se alguém estivesse lhe cobrando uma conta que você não quer pagar. Contribua porque você aprendeu a ser grato por tanto favor de Deus em sua vida. Quanto mais você doa, mais entusiasmo sentirá ao ver como Deus usa e abençoa sua vida.

C. Doe voluntariamente. Não doe sob pressão. Quando Deus falar ao seu coração, responda. Toda vez que Deus lhe desafiar, é melhor você doar, porque somente ele sabe o que vai fazer em seu coração, por meio de sua dádiva e de sua vida.

D. Doe sempre com muita alegria. Deus ama a pessoa que dá com alegria. Inúmeras vezes fazer isso é um desafio. Doe sempre com alegria e satisfação, e que Cristo seja glorificado com suas doações.

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular