Menu

Estudos e artigos

VIÚVA DE SAREPTA – CONFIE NA PROVISÃO DO SENHOR

Deus está além das circunstâncias cotidianas. Começarei com esta frase.

É normal de nós humanos andarmos segundo o que vemos e nos orientarmos pelas emoções e necessidades. Tudo mexe conosco. Situações familiares, trabalho, vida financeira ou até mesmo questões mundiais.

Se observarmos, entramos em um ciclo, uma espiral de emoções e somos levados – corpo e alma – a seguir no rumo proposto.

Cair em descrença quando nada vai bem. Abjurar da fé quando não vemos mudanças. Até mesmo blasfemar contra Deus quando as respostas não são de nosso agrado.

Muito disso é proporcional ao problema que passamos.

Nas provas de fé que temos ao longo da vida, há pessoas que sucumbem com uma topada do mindinho no pé da cama, e pessoas que se mantêm firmes perante o leito de enfermidade.

O que vejo na jornada com Deus e da caminhada da humanidade é a área financeira apertar a todos. Fracos ou fortes, todos sucumbem perante o menor sinal de falta de provisão.

Mesmo que as Escrituras nos digam que o justo não mendigará o pão, no surgir a sequidão e estio, já nos preparamos para lançar nossos pratos da esmola.

Após a sequidão em Sarepta, uma mulher viúva já experimentava seus recursos findarem. Deus envia Elias para que, ao invés de primeiramente o profeta a abençoar, ela mesma fosse o canal de bênção ao profeta.

Assim se fez, mesmo em meio à alegação de que não havia nada senão um bocado de farinha e azeite, e após isso, a morte, no pedido de Elias, a mulher moveu em fé.

Foi ela e fez segundo a palavra de Elias;” (1 Rs 17.15).  A frase chama atenção. O ato é de fé.

Ela creu em Deus e na palavra de seu servo, e assim experimentou a provisão de Deus no meio da sequidão. Houve farinha e azeite, alimento até o fim da seca.

Crer na provisão de Deus faz nossa fé alargar e crescer no entendimento da pessoa de Deus e na ação d’Ele na vida de Seus filhos.

Entregar a preocupação em oração e as necessidades em clamor, terá resposta!

Deus age também nos passos que damos. Ele não está limitado às nossas emoções e pensamentos. O Senhor age e nos chama a crer.

Fé em Deus não é pensamento apenas. Não é um ponto em nossa imaginação que nos faz ter bom ânimo. Crer na provisão de Deus não é um tiro no escuro.

Tomo a ordem de Elias e a ação da viúva para minha vida. Há algo a ser feito por mim. Há uma ação que deve partir de mim.

Entregar o que tenho, dar de mim, de meus proventos, de meu dinheiro, tempo, inteligência e força nas mãos do Senhor, para que, além do sustento, eu experimente Sua bondade e Graça.

Oro verdadeiramente para que Deus nos chame a dar aquilo que achamos que precisamos, para nos mostrar que o que de fato necessitamos é apenas d’Ele.

 

– Pr. Bruno Barroso – Pastor Auxiliar