Menu

Pr. Jeremias

Visitantes “crônicos”

 

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte é composta por crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, e crê e ensina que a Bíblia é a Palavra de Deus: única regra de fé e prática. A MISSÃO da Oitava Igreja é: “Levar a mensagem do evangelho aos que não são de Cristo; conectá-los com os outros irmãos; formar em cada um o caráter de Cristo; ajudá-los a descobrir seus dons e talentos; colocá-los a serviço do próximo, a fim de viverem para glorificar a Cristo”.  Temos como VISÃO: “Ser uma Igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo”.

O tema deste ano é “Encorajamento”. E, neste mês de Agosto, tratamos do tema “Filho, volte”, com a finalidade de encorajar as pessoas a se conectarem com Cristo e com os irmãos. A mensagem é para aqueles que, porventura, ainda não sejam convertidos ou estejam “desigrejados”, “desviados”. Mas agora queremos conversar com nossos “visitantes crônicos”. Na Oitava Igreja, fazemos apelo bem-humorado para que visitantes crônicos se tornem membros “oficiais”. Visitante crônico é definido na Oitava Igreja como aquela pessoa que há meses ou anos frequenta regularmente, ou com alguma regularidade, os cultos, a Escola Bíblica, os eventos, as atividades e os grupos de crescimento, mas não se tornou membro oficial da igreja… Ainda!

Toda igreja considerada “graaande” (mais de 200 membros) tem seus visitantes crônicos. Há vários tipos de visitantes crônicos.  Abaixo, nomeio alguns exemplos de visitantes crônicos que encontramos em quase toda igreja e, além dessa breve análise, faço, ao mesmo tempo, um convite amável, cordial e bíblico para que cada visitante crônico se torne membro e siga junto conosco.

Vamos lá!

O visitante crônico pode ser aquela pessoa:

1. Que vem buscar bênçãos e/ou resposta para os seus problemas. Gosta de ficar anônimo, escondido, sumidão, no meio da congregação. Não deseja ser reconhecido de jeito nenhum. Participa pouco ou nada. Glória a Deus por muitos que têm sido abençoados entre nós. Sabemos que essa é uma manifestação da graça, pois só o Senhor tem bênçãos para distribuir. Mas, se você está nessa situação, ouça o nosso apelo: Filho(a), FIQUE!

2. Que está magoada com sua antiga igreja ou igrejas por onde passou. Traz em sua alma feridas que precisam e podem ser curadas. Mas não foram ainda. Vez por outra, surpreende-se a si mesmo por mais criticar do que abençoar. E, se não cuidar, depois de uns meses, ao ver os defeitos da igreja – toda igreja tem seus defeitos – vai embora de novo para outro lugar.  Se você está assim, queremos cooperar com o Espírito Santo para restaurar sua alma. Então, ouça o nosso apelo: Filho(a), FIQUE!

3. Que tem alguma pendência no seu estado civil. A pessoa deseja intensamente se tornar membro da igreja, mas alguma situação referente ao seu relacionamento conjugal ou seu estado civil a impede. Pode acontecer de o visitante crônico ter se convertido, mas a pessoa com quem vive há muitos anos (e pode até ter filhos com essa pessoa) ainda não resolveu se casar ou regularizar a pendência civil. Quem já se converteu e está numa situação assim vive uma crise: quer decidir, quer resolver, mas depende da iniciativa de outrem para regularizar a situação. Na Igreja Presbiteriana do Brasil, não se recebe como membro pessoas que vivem como se casadas, mas que não o são civilmente. Quem está assim, conte com nosso cuidado e orações e desejo de cooperar para que tudo se resolva. Enquanto não resolve e você não se torna membro, não desanime. Sigamos juntos. Ouça o nosso convite: Filho(a), FIQUE!

4. “Proibida” de se tornar membro por alguém que tem autoridade sobre ela. Uma figura de autoridade, como os pais ou o cônjuge, pode proibi-la de se tornar membro da igreja. É preciso compreender a diferença entre uma proibição e uma não proibição. A pessoa escuta de uma dessas autoridades: “eu não gostaria, mas se você quiser, faça o que você quiser”. Isso é autorização. Se a pessoa é casada, tem autorização do cônjuge, mas os pais proíbem, ela deve se lembrar de que o indivíduo casado deve ouvir o cônjuge para a decisão, e não mais os pais. No caso da mulher casada, em que os pais “proíbem”, ela deve lembrar que a autoridade sobre sua vida não é mais os pais, mas o marido. Se a pessoa é adulta e não vive mais na dependência dos pais, então eles não têm mais autoridade decisória sobre a sua opção de ser membro da igreja. Sabemos que é tenso. Porém, se você não pode ser membro, mas pode frequentar, ouça nosso convite: Filho(a), FIQUE!

5. Que é mais tranquila, quase acomodada. Coopera pouco, ajuda como pode e lhe é permitido, às vezes ajuda muito e pula na enchente quando solicitado, mas não tomou posição firme até agora. Sabe que precisa tomar a iniciativa de resolver essa situação, mas tem “deixado pra lá”. Ô, gente boa, vamos lá. “Tá” na hora, hein! Ouça o convite: Filho, FIQUE!

6. Que acha que a igreja é um ótimo lugar para sua família estar, e ela inclusive vem junto, mas não se decide ou não se decidiu, ainda! Para você, fazemos um apelo amável: Filho(a), FIQUE!

7. Que estava esperando um convite, como o desta mensagem, para se tornar membro na próxima oportunidade. Ouça este convite exponencial: Filho(a), FIQUE!

Se você tem condições de resolver, é hora de se tornar membro “oficial” da Oitava Igreja e conectar-se com outros irmãos, descobrir seus dons e talentos e colocá-los a serviço do próximo. Assim, glorificaremos a Cristo e ainda cumpriremos a missão e a visão da igreja. Procure hoje mesmo um dos nossos pastores, presbíteros, líder do seu grupo de crescimento ou o ministério de integração e comunique sua decisão que, sem dúvida, trará muita alegria para todos nós.

Juntos podemos influenciar ainda mais nossa a cidade, Estado, nação e nações com o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Ouça o convite: Filho(a), FIQUE!

Pr Jeremias Pereira | prjeremias@gmail.com