Menu

Estudos e artigos

VENTO – A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO

A promessa foi feita. O cumpridor é fiel. Joel, o profeta, nos prometeu aquilo que seria executado em Cristo. Os discípulos tinham em Cristo consolo, destino, confiança e rumo. Sem Cristo, o que poderiam fazer? Como viver nesta terra inóspita sem um ajudador? Alguém a guiar e a nos levar em meio aos percalços da vida? Jesus prometeu, disse que enviaria outro. E veio.

O Espírito viria de longe, dos céus, do trono bendito da Trindade, e repousaria sobre os que foram predestinados. Pousou em Cristo como pomba, desceu sobre os discípulos como línguas de fogo e voou sobre todos como vento. Sopro, ar em movimento.

Espírito Santo, Pneumati Hagios. Nome grego, derivado de pneu, pneumático, ar, vento.

O Espírito Santo se move como vento, é sopro do Pai com o Filho, provém do Pai e do Filho.

Move invisivelmente, é livre como ar, é suave como o cício e destruidor como a tormenta. O Espírito Santo é Deus, não uma força transcendente ou uma pessoa diminuta na Trindade. É Deus na mesma natureza, força e presença, mas executa sua obra no silêncio da viração que sopra onde quer. É presença de Deus na criação, Ruach; é presença de Deus entre os homens, regenerar.

O Espírito e vento Santo nos refresca das dores da vida, nos empurra nos embates dos dias, nos levanta nas quedas da morte. O Espírito Santo é Deus abscôndito, que se mostra aos filhos e se recusa aos ímpios. É poderoso, mas sensível. É brisa que derruba. É Deus que santifica.

Buscar o Espírito é fruto da ânsia por ar. Ansiar por mais de Deus e preencher pulmões e alma daquilo que o mundo de fumaças cinzas não pode nos dar. Sim, buscar a presença do Espírito na mesma necessidade que temos de oxigênio. Deus é assim, essencial, ar, água e pão.

Somos discípulos. Continuamos necessitando de consolo, destino, confiança e rumo. Agora é com o Espírito de Cristo, Espírito de Deus, Espírito Santo. Clamar, buscar, puxar o peito, encher de ar como quem se salva de um afogamento. São muitos os motivos da busca do respirar. Mas a fonte é uma só: o Espírito. Reconhecer o que se precisa é o primeiro passo. Aprender a buscar é o segundo. Assim, viver no Espírito e voar.

Oração, jejum, Bíblia, santificação e entrega. A busca do Espírito se dá no deleite da presença de Deus hoje entre nós. Busque ar, deixe soprar e voe para onde o Espírito Santo te levar.

Pr. Bruno Barroso • Pastor Auxiliar