Menu

Pr. Jeremias

VAMOS ADIANTE, COMO ÁGUIAS!

Para Davi, a situação era desesperadora. Nada parecia trazer muita esperança. Perseguido por Saul, a quem fora leal, Davi vivia como um fora da lei. Reuniu em torno de si um grupo de homens desesperançados e os ativou. Tinha achado hospitalidade numa pequena cidade chamada Ziclague. Alistou-se com seu grupo no exército dos filisteus, que estava prestes a atacar Israel. Esses, por sua vez, não confiaram em Davi e seus homens, e os dispensaram. Ao voltarem para Ziclague, a encontraram queimada e em ruínas. Os amalequitas pilharam a cidade e levaram cativas todas as mulheres e crianças e os bens de todos os homens. O desespero e desesperança tomaram conta. E os próprios homens de Davi falavam em apedrejá-lo, o que o deixou extremamente aflito e angustiado.

O que Davi fez neste momento? “Davi se esforçou no Senhor”. “Davi encontrou forças no Senhor”. “Davi se reanimou no Senhor, seu Deus”. Esse foi um ponto de transição para Davi, que se renovou no Senhor e o buscou. O Senhor lhe respondeu, deu-lhe direção, fé, coragem, forças e, então, ele partiu avante para conquistar novos tempos. Alcançou os inimigos, derrotou-os na força do Senhor e recuperou tudo de volta e muito mais (leia I Samuel 30.1-27).

Num momento como o que estamos atravessando, de grandes mudanças nas relações sociais, políticas, econômicas, de retorno das igrejas do exílio virtual, de desafios para execução de projetos, de enfrentamento de várias tensões emocionais, pessoais, familiares e na sociedade, é possível que estejamos travando verdadeiras batalhas. Em um contexto como o que se apresenta atualmente, por vezes desanimador, o inimigo bate à porta e nos pressiona, e a nossa visão horizontal não nos permite ver além das limitações e incapacidade de promover ou de ver um novo ponto de arrancada.

O que aconteceu com Davi pode acontecer conosco. O nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Servimos a um Deus poderoso. Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos; e os meus pensamentos, mais altos que os seus pensamentos.” (Isaías 55.9)

A Igreja que crê e confessa a Cristo como Salvador e Senhor deve apegar-se às Suas santas promessas. O Cristo vivo nos confiou a missão de levar o Evangelho a todas as criaturas, em todas as nações, e edificar os convertidos.

Como Oitava, perseveremos na visão de uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo. Cultivemos, pela oração, pela Palavra, pela comunhão com o Espírito Santo e comunhão uns com os outros, a chama da fé que sempre nos guiou no meio de tempos obscuros e adversos. “Fiel é Deus”.

Pensemos em motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.” (Hebreus 10.24-25)

Esses novos tempos exigem uma igreja fervorosa, unida, intercessora, perseverante, consagrada, generosa, solidária, cheia de fé, esperança e amor, e fiel a Cristo. Uma igreja que busca e encontra forças no Senhor e segue avante expandindo o Reino de Deus.

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40.28-31)

VAMOS ADIANTE, OITAVA!

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular