Menu

Estudos e artigos

UMA NOVA VIDA EM CRISTO

Nenhum ser humano é capaz de, por seus esforços e méritos, agradar a Deus e ser salvo, perfeito e inculpável diante do Deus vivo e verdadeiro. Nenhuma religião ou prática religiosa pode fazer qualquer pessoa viver uma vida que agrada ao Senhor. Todo ser humano já nasce morto em seus delitos e pecados.

A queda da raça humana aconteceu no Jardim do Éden quando Adão, cabeça da raça humana, desobedeceu a Deus, e assim todo ser humano está definitivamente sujeito à morte física, emocional e espiritual, portanto separado do Deus vivo e verdadeiro. Todo ser humano nasce com uma natureza pecaminosa e isto o inclina a praticar pecados por pensamentos, palavras e atos, sendo também omisso para praticar o bem, o que não deixa de ser pecado (Cl 2.13; Ef 2). O ser humano é um pecador e por isso pratica o pecado. Nada que façamos: práticas de culto, boas ações, esforços para merecer ser abençoado são aceitáveis ao Deus Santo, pois nada disso transforma a natureza pecaminosa.

A única maneira de ser transformado é pelo poder da Graça de Deus em Cristo. Jesus, o Homem perfeito, nunca pecou, ofereceu a si mesmo como cordeiro imaculado, inocente, foi crucificado por nossos pecados e ressuscitou para nossa salvação. Assim, todo o preço do pecado foi pago na cruz e seu sacrifício foi aceito como algo definitivo, para que os pecadores se aproximem e sejam aceitos por Deus.

Todo aquele que foi escolhido por Deus antes da fundação do mundo é salvo pela Graça mediante a fé. É um presente de Deus, que é ao mesmo tempo o justo e o justificador. Ele é quem escolhe, chama, concede a fé e a salvação a todo aquele que crê.

Deus realiza uma obra no coração e na natureza humana pelo Espírito Santo, concedendo o novo nascimento quando a pessoa confessa sua fé em Cristo Jesus como o filho de Deus, que ressuscitou dos mortos, crê e decide render-se totalmente a Cristo como Senhor de sua vida.

Exponencial é que a pessoa recebe um novo coração, uma nova vida (Ef 2.1); é uma nova criação (2 Co 5.17); recebe o Selo, o batismo do Espírito Santo (Ef 1.13-14); recebe a nova semente da vida eterna; é reconciliado com Deus (Ef 2.12,13); entra na vida abundante (Jo 10.10); passa a ser do corpo de Cristo, a igreja verdadeira; torna-se raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9), cujo propósito é, revestido do poder do Espírito Santo, proclamar as virtudes do Senhor Jesus em todas as nações a partir do lugar em que reside (At 1.8).

A nova vida em Cristo, isto é: andar no Espírito, manifestar o caráter, a vida e os valores de Cristo em todos os nossos relacionamentos e fazer avançar os valores do Reino de Cristo em todos os ambientes da sociedade, como por exemplo: família, igreja, escolas, governo, mídia, arte, moda, entretenimento, esportes, economia, negócios, ciência e tecnologia. Essa passa a ser a razão de viver do verdadeiro cristão. Como cidadão do Reino de Deus, expressará na terra de modo intencional a expressão genuína da nova vida recebida em Cristo e por Cristo, que é orientada pela Palavra de Deus.

Somos coparticipantes da natureza divina. Se Deus é, em sua natureza, amor (1 Jo 4.16) e a Bíblia diz que Ele comunicou conosco sua própria natureza (2 Pe 1.4), isso significa que o resultado da nova vida em Cristo é andar em amor. Portanto, o amor é o fruto que temos se permanecermos nas palavras de Jesus (Jo 15.10). O amor deve ser a Deus em primeiro lugar, e ao próximo. Nunca haverá falta de amor na igreja, pois o amor de Deus é derramado no coração do nascido de novo pelo Espírito Santo (Rm 5.5). Deus não apenas nos dá a nova vida, mas esta nova vida cresce e Deus nos ensina como manifestá-la diariamente.

A nova vida em Cristo, o andar no Espírito, viver cheio do Espírito será manifesto por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22): amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade (ser agradável), bondade (generosidade), fidelidade (digno de confiança), mansidão (brandura) e domínio próprio (ter controle de si mesmo).

Portanto, quem nasceu de novo e recebeu a nova natureza de Deus manifestará o fruto do Espírito e buscará uma vida de constante crescimento espiritual.

O verdadeiro discípulo de Cristo, o que genuinamente nasceu de novo, sempre frutificará. Nunca será um acomodado que tolerará pecados em sua vida, pelo contrário, manterá seu foco, atenção e esforços nas palavras que impulsionam a vida frutífera:

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade” (2 Pe 1.2-12).

Ao longo do ano e da década, buscaremos ensinar, encorajar, cuidar, fortalecer e apoiar uns aos outros para que possamos viver esta nova vida em Cristo em todos os níveis, dando frutos a 30, 60, 100 por um, para a glória do nome da Trindade Santa.

Avancemos, Oitava!

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular