Estudos e artigos

UMA MARCANTE CARACTERÍSTICA DO CRISTÃO – GENEROSIDADE

(2 Co 8.1-15)

A generosidade começa quando entendemos que Deus é o dono de tudo e é ele quem nos abençoa, é dele que vem todas as coisas. Podemos ter muitos recursos, como tempo e dinheiro, e não sermos generosos, como também podemos ter pouco e, ainda assim sermos generosos.

Como temos aprendido com o nosso pastor Jeremias, algumas coisas nós precisamos “calibrar a nossa mente” e “treinar o nosso coração”.

O apóstolo Paulo, ao escrever à igreja de Corinto (2 Co 8.1-15), lembra da graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia (a província romana da Macedônia compreendia a parte norte da Grécia, igreja de Filipos, Tessalônica e Beréia).

Essas igrejas não tinham muitos recursos, estavam no meio de muitas provas e tribulações (At 16.20; Fp 1.28-29; l Ts 1.6; 2.14; 3.39), mas havia tanta alegria neles que mesmo “sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade” (NTLH). “Deram além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos” (NVI). A generosidade vai além do ter.

Por que a generosidade é uma marcante característica do cristão?

Porque é uma característica do próprio Deus. Quando nós éramos pecadores, estávamos mortos em nossos delitos e pecados, Deus deu o que ele tinha demelhor e demais precioso noscéus, seu único Filho. E nos comprou definitivamente para ele. Quer generosidade maior?

Porque amamos a igreja de Cristo!

Somos generosos naquilo que amamos e acreditamos. Nós amamos nossa família, por isso somos generosos e damos o nosso tempo, alegria, amor e também o nosso dinheiro. Damos aquilo que nos custa.

Na igreja de Cristo não é diferente, somos generosos porque amamos e acreditamos em tantas coisas que Deus faz por meio da sua igreja.

Por isso, contribua com seu tempo, com seus dons e talentos, com sua alegria, com seu amor e também com seu dinheiro.

Todos os dias temos a oportunidade de expressarmos generosidade em casa, no trabalho, na igreja ou até mesmo na rua.

Esses dias em que vivemos momentos tão difíceis, são também oportunidades e excelente cenário para calibrarmos a nossa mente e treinarmos o nosso coração para nos tornarmos ou sermos ainda mais generosos.

Algumas sugestões:
• Ligue para alguém que você não conversa há muito tempo, dê um pouco do seu tempo para o outro;
• Ore com e por alguém que esteja passando dias difíceis;
• Use suas redes sociais para espalhar esperança;
• Dê uma oferta para alguém que está precisando;
• Contribua com seus dízimos e ofertas na sua igreja, pois ela está indo a lugares que você não irá (com sustento de missionários espalhados pelo mundo, atendimento a irmãos necessitados, cuidando das viúvas e órfãos e com parcerias com igrejas pobres).

Seja generoso, pois esta é uma característica marcante do cristão.

Lic. Leonardo Lobo Sales – Licenciado