Menu

Pr. Jeremias

UMA IGREJA SAUDÁVEL TEM MEMBROS ATUANTES

Quais são as características de um membro atuante numa igreja saudável? 

  1. Tem certeza de sua salvação. Como uma pessoa pode saber se realmente é salva? Pela Eterna Palavra de Deus. O sangue de Cristo o salva e a promessa bíblica o torna seguro. “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” (1 João 5.13). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” (João 10.27-28). Também está escrito: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.12-13). Você já se arrependeu dos seus pecados e submeteu sua vida a Cristo? Já o recebeu? Já deixou de ser ‘criatura de Deus’ e se tornou ‘Filho de Deus’ pela fé em Cristo? 
  2. Faz sua pública profissão de fé. Não seja um crente anônimo, oculto. Assuma sua fé e sua igreja local. Faça seu batismo e sua pública profissão de fé diante dos irmãos. Mas é muito mais do que isso. Fazer profissão de fé é falar de Cristo aos outros. Não esconder sua luz. Deixar a luz de Jesus brilhar por meio de sua vida por palavras e ações. Se você deseja ser um crente que anseia crescer na fé, seja uma testemunha viva de Cristo Jesus. Fale de Cristo para os seus parentes, amigos e vizinhos. Testemunhe Cristo para “estranhos” também. “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” (Marcos 8.38) 
  3. Gasta tempo com a Palavra de Deus e com a oração em particular. Se você deseja crescer na Graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, você precisa construir o bom hábito de ler e meditar em sua Bíblia diariamente. Seja um cristão bíblico. Desfrute diariamente de momentos a sós com Deus. Todo crente que negligencia a Palavra de Deus acaba caindo espiritualmente. Valorize as Sagradas Escrituras. Leia, estude, medite, memorize, compartilhe, doe Bíblias. Invista para que a Palavra seja traduzida em outras línguas. Compartilhe o seu aprendizado bíblico com outros. Você perceberá, e os outros também, seus progressos na sua vida cristã. “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” (1 Pedro 2.2-3) 
  4. Ocupa-se do serviço a Cristo. Mente desocupada é oficina do diabo, repetiam nossos pais. Satanás sempre usa meios de trazer prejuízos aos preguiçosos e desocupados. Una-se a uma igreja local, viva e missionária. Não espere que lhe peçam ajuda ou que lhe peçam para fazer algo. Há sempre oportunidades para servir e participar ativamente da vida da igreja. Participe dos grupos pequenos. Participe de reuniões de oração. Participe dos cultos. Traga convidados. Seja uma testemunha do Evangelho. Desenvolva essas práticas saudáveis. Seja um membro de igreja mais presencial e menos virtual. Seja um cristão que busca o poder do Espírito Santo e a santidade de vida. Fazendo isso, você será um cristão alegre, contente e feliz (em Cristo Jesus), que brilha e resplandece a Luz do Senhor. E Ele o usará para Sua glória em Seu serviço e você será uma bênção e um abençoador por onde quer que você for. 
  5. Pratica os cinco votos para obter poder espiritual.1º voto: trate seriamente o pecado. Afaste-se do pecado ou ele o afastará de Cristo e da fé. 2º voto: não seja dono de coisa alguma. Lembre-se: somos apenas mordomos. 3º voto: nunca passe adiante algo que prejudique os outros. Fuja da maledicência e/ou abandone sua prática. 4º voto: nunca se defenda. Entregue seus direitos e sua vingança ao Senhor. 5º voto: viva para a glória de Deus. Não busque a glória para você mesmo. (Adquira na livraria e leia este exponencial livreto escrito por A. W. Tozer). 
  6. Investe generosamente seus dízimos e ofertas para expansão do Reino. Um crente frutífero sabe que é um privilégio e um dever investir parte dos seus bens para a proclamação e sustento da Obra de Cristo. Ele dizima em sua igreja local. Ele oferta tanto em sua igreja quanto onde o Senhor lhe direcionar. Um crente frutífero sabe que tem “data de validade” e que, enquanto vive neste planeta, seu prazer é fazer o Nome de Cristo conhecido em todo lugar. Um crente frutífero tem prazer em ver sua igreja local florescer e frutificar. Seja um dizimista fiel e um ofertante generoso. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” (Malaquias 3.10) 

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular