UMA IGREJA PRESENTE NA CIDADE

Plantada em Belo Horizonte desde 1969, ano de sua fundação, a Oitava se espalhou pela cidade por intermédio de seus membros e das famílias que a integram. Os GCOIs (Grupos de Crescimento da Oitava Igreja), presentes nas mais diversas regiões da Capital, contribuem cada vez mais para o crescimento da igreja e do Reino dos Céus. E, além de acolher e interceder pelos belorizontinos e seus governantes, a Oitava serve ao próximo de maneira prática, operante e eficiente.

A fim de minimizar as carências e necessidades dos moradores do nosso município e arredores, é mantida uma série de iniciativas, promovidas ano após ano, as quais beneficiam crianças, adultos e idosos, sem nenhum tipo de distinção. Entre elas está o Ação Cidadania, realizado em parceria com a Associação Beneficente Wilson de Souza (AWISO), desde 2006. De lá para cá, milhares de pessoas de 14 municípios mineiros já receberam a atenção de diversos profissionais, como: médicos, enfermeiros, psicólogos, cabeleireiros, advogados, conselheiros, dentre outros.

São enviados dois ônibus com equipes de evangelismo, responsáveis por visitações, recreação infantil e artes, como danças de rua, por exemplo. Os voluntários, bem como os profissionais já citados, passam um final de semana no local, à inteira disposição da comunidade. Desde 2009, passaram a ser realizadas parcerias com órgãos públicos, para a emissão de documentos, como carteiras de identidade e certidões de nascimento. Neste ano, o Ação Cidadania atendeu ao município de São Tiago, localizado no Campo das Vertentes, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte.

Outro projeto já bastante consolidado é a Operação Caixa de Sapato. Há mais de dez anos, sempre no período natalino, Oitava e AWISO distribuem milhares de caixas de sapato, cheias de presentes, para crianças carentes. Os pequenos recebem roupas, alimentos, brinquedos, livros, materiais escolares, Bíblias, fotos e cartinhas que as fazem se sentir amadas e protegidas. O lindo trabalho, que garante um Natal mais feliz a meninos e meninas de várias idades e de diferentes regiões do estado e até do Brasil, acontece da seguinte forma: as próprias pessoas que adquirem as caixas – membros da Oitava em sua grande maioria – as enchem de presentes, definem a faixa etária da criança que desejam abençoar e as devolvem semanas antes do Natal. O momento da distribuição é uma festa à parte!

E como não citar os evangelismos, como o de Carnaval e o do Dia de Finados?! Em ambos, milhares de pessoas são abordadas independentemente de suas condições naquele exato momento, para que recebam palavras de esperança e encorajamento. Os testemunhos posteriores dos nossos evangelistas são impressionantes! Vidas destruídas, almas devastadas, mentes deturpadas encontram o Único Caminho, Jesus Cristo.

Acrescenta-se a isso o Projeto Resgate (Antigo Sopão): moradores em situação de rua são abordados, recebendo alimento físico e espiritual. Há também o cuidado e preservação para com o bairro Palmares, a partir da pintura das calçadas dos nossos vizinhos para demarcação das garagens no entorno da igreja. Isso ocorre anualmente, no intuito de melhorar o trânsito na região. Há alguns anos, também foram instalados refletores luminosos no alto do nosso prédio, para iluminar e reforçar a segurança nas ruas próximas.

Há ainda… a feira de artesanato, que representa uma excelente oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional à comunidade local; Os recorrentes bazares, que propiciam a aquisição de roupas, acessórios e uma variedade de produtos de qualidade por preços bastante acessíveis; A cessão do templo e de salas do nosso prédio para formaturas escolares e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e reuniões da Associação dos Moradores do Bairro Palmares; Além da Reunião de Oração da Oitava Jovem, realizada toda segunda-feira, na Avenida Bernardo Vasconcelos.

Tudo isso sem se desprender de seu papel de cidadã, preservando o meio ambiente, evitando o desperdício de água e luz, pagando seus impostos e tratando corretamente o lixo. Desta forma, a Oitava visa tornar a cidade um lugar melhor para se viver, promovendo a paz e investindo no cumprimento e compartilhamento da Palavra do Senhor.