Menu

Estudos e artigos

UMA IGREJA FORTALECIDA NA FÉ

1Tessalonicenses 3

 

Um dos grandes privilégios que temos na vida cristã é o fato de pertencermos ao povo de Deus. A vida no meio da comunidade da fé é de tal forma maravilhosa que em qualquer lugar do mundo temos família, pelo simples fato de estarmos em Cristo nosso Senhor. Você já parou para pensar que não está sozinho nem precisa andar sozinho? Há um grupo de pessoas que te ama, ora por você e se preocupa com seu bem-estar e sua vida, sem querer nada em troca. Você é amado pelo simples fato de ser família de Deus. Você tem irmãos e família! 

Paulo demonstra todo zelo e preocupação pelos irmãos da cidade de Tessalônica – mesmo longe, seu coração estava perto. A preocupação e o zelo pastoral de Paulo foram tão grandes, que ele não podia mais ficar sem notícias. Ele envia Timóteo para fortalecer os tessalonicenses e levar notícias de como eles estavam para Paulo. As perseguições eram severas e o medo de Paulo era que os tessalonicenses não suportassem e caíssem da fé.  

Timóteo volta de sua missão com uma boa notícia: a igreja de Tessalônica está fortalecida na fé. Não poderia haver melhor notícia, o trabalho de Paulo não tinha sido em vão. Aquela igreja permanecia crente e com sua fé inabalada. Não apenas isso, mas eles ainda amavam Paulo e queriam vê-lo novamente. 

A vida dos irmãos de Tessalônica não era fácil, as perseguições e tribulações eram muitas, mas, mesmo diante delas, eles não perderam a fé. Hoje também enfrentamos desafios e provações que podem roubar nossa fé em Cristo e nos afastar da vida em meio a família de Deus. Mas assim como os irmãos de Tessalônica, precisamos ter nossa fé fortalecida para suportar as provações.  

Depois de demonstrar toda a sua alegria e vontade de ver novamente os irmãos, Paulo faz uma oração para que a fé dos tessalonicenses continue a crescer e se firmar no Senhor. Nessa oração podemos aprender com Paulo como uma igreja pode caminhar fortalecida na fé.  

Uma igreja é fortalecida na fé quando: 

  1. Há verdadeiro amor entre os irmãos  

Comecei esse texto falando sobre o privilégio de pertencermos ao povo de Deus, e Paulo demonstra em sua oração – no versículo 12 – como o amor entre os irmãos é importante para o fortalecimento da fé. Viver em comunidade é amar e cuidar uns dos outros. Ninguém consegue caminhar sozinho e viver afastado da comunhão. A verdade é que só somos verdadeiramente igreja quando estamos juntos e unidos em Cristo. Ninguém é igreja sozinho. O amor e o cuidado dos irmãos fortalecem a fé uns dos outros. Todos temos dias bons e dias não tão bons, todos precisamos de ajuda em algum momento e todos temos algo a oferecer mesmo quando aparentemente não temos nada. Ser família e ter família é uma bênção; 

2. Há santidade 

Uma verdade que nunca muda é que o crente é e deve ser diferente. Diferente de quem não tem Cristo, diferente do mundo, diferente da cultura e tradições pecaminosas. A santidade nos capacita a viver uma vida separada para Deus. Quem entende que deve viver em novidade de vida tem seu coração fortalecido pelo Espírito Santo, e cresce na fé. Não estou falando de perfeição ou de falsa moralidade religiosa, mas de uma pessoa que verdadeiramente entregou sua vida ao Senhor Jesus e teve todos os seus desejos transformados. A vida agora só faz sentido se for vivida para Cristo. Nenhum outro lugar traz prazer que não seja na presença do nosso Deus; 

3. Há olhos fixos na volta de Jesus  

O consolo e a esperança final de Paulo e dos crentes de Tessalônica era a mesma: a vinda do Senhor Jesus com seus santos no último dia. Toda perseverança em meio às perseguições, o crescimento da fé em amor e santidade apontavam para o objetivo final: o encontro com Jesus na glória eterna. Encontrar com o nosso redentor, isentos de culpa. Como isso pode ser possível? Para nós, nenhuma possibilidade. Nem toda nossa capacidade religiosa e o nosso saber teológico. Nem todo nosso zelo com o culto e a doutrina. Nada disso pode nos fazer chegar diante do Senhor isentos de culpa. Somente Cristo Jesus e seu sacrifício nos garantem chegar diante do Senhor lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro que nos tira toda a culpa do pecado. 

Conclusão  

O capítulo 3 de tessalonicenses é um chamado e um convite para uma vida de fé fortalecida. Ao olharmos para isso percebemos que só podemos viver assim se estivermos firmados no Senhor Jesus e, assim, em plena comunhão com Seu povo, nossa família na fé. Desfrute de sua caminhada na fé com seus irmãos. Seja fortalecido e fortaleça a outros. Ser igreja é cuidar uns dos outros. Ser povo de Deus é fortalecer a fé dos irmãos e ter a nossa própria fé fortalecida no processo.  

 – Pr. Fernando Guedes – Pastor Auxiliar