UMA IGREJA CONTEMPORÂNEA

Ser uma igreja contemporânea é parte da visão da Oitava Igreja. Somos uma igreja dinâmica que faz uso de uma linguagem atual e avança na propagação do Evangelho, utilizando os recursos disponíveis para abençoar.

Alguns apontamentos são importantes para entendermos a nossa igreja como uma igreja contemporânea. Paulo Anglada, renomado teólogo brasileiro, afirmava que: “A igreja de Deus no Antigo e no Novo Testamento pode ser comparada a uma lagarta e uma borboleta. Elas são consideravelmente diferentes quanto à forma, mas a mesma na essência”. É justamente dessa forma que vemos a igreja, ela pode assumir formas diferentes, mas deve manter a mesma essência. Igrejas são plantadas em lugares diferentes, tempos diferentes, com pessoas e costumes diferentes, usando de tecnologias diferentes, mas a centralidade do Evangelho deve ser sempre Jesus Cristo.

É a partir desse entendimento que a Oitava caminha com a visão de ser uma igreja contemporânea. Somos uma igreja que não negocia valores bíblicos, fundamentos teológicos e trabalha para alcançar a sua geração e as próximas. A nossa essência é a Palavra de Deus. Não canonizamos métodos, nem estamos presos ao tradicionalismo ou a uma liturgia do século XVI.

Entendemos que devemos usar dos meios disponíveis para a propagação do Reino de Deus. Precisamos nos comunicar por meio de uma linguagem própria para quem vai ouvir. Por isso temos culto para as crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, famílias. Temos também culto em inglês e cultos com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Avançamos nas transmissões dos cultos pela internet e divulgação de conteúdos pelas redes sociais com uma linguagem empolgante que impulsiona a igreja a frutificar. Nossos cultos têm sempre músicas atuais com conteúdo bíblico, uso de recursos visuais, qualidade nos equipamentos de som, além de um espaço confortável e acessível para quem está participando.

Um dos lemas da Reforma Protestante foi: “Igreja reformada sempre se reformando”. Podemos nos apropriar desse lema para entender nosso objetivo de estar em constante atualização nas formas de anunciar o Evangelho. A Bíblia, como regra de fé e prática, será sempre o nosso manual de conduta. Ao assumir uma visão contemporânea, nos declaramos abertos e antenados ao que acontece no mundo, pensamos “fora da caixa” e condenamos tudo que engessa e cria obstáculos para o avanço da Igreja.

O slogan da MPC (Mocidade Para Cristo), que é um movimento cristão de trabalho com a juventude, ilustra bem a nossa forma de pensar: “no compasso do tempo, ancorados na Rocha”. Estamos conectados à cultura, respondemos às necessidades do nosso tempo usando os meios disponíveis. Sempre ancorados na Rocha, no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

– Pr. Filipe Lemos – Pastor Auxiliar