UMA IGREJA ACOLHEDORA DE PESSOAS | GCOI: GRUPO DE CRESCIMENTO DA OITAVA IGREJA

Como fazer uma retrospectiva da história da Oitava Igreja sem falar dos GCOIs? Os Grupos de Crescimento da Oitava Igreja estão intimamente ligados à visão da Oitava em ser uma igreja Acolhedora de Pessoas. Sabe por quê? Acompanhe-me nesta linha de raciocínio:

“Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.” (At 5.42 – NVI)

Você já parou para pensar que uma igreja equilibrada pode ser comparada a uma águia, que se utiliza das duas asas para cumprir seu desígnio de voar, planar bem e alçar voos altos? Seguindo essa analogia na igreja, uma asa é a celebração do grande grupo, os cultos; e a outra asa, a comunhão dos grupos pequenos, os GCOIs. Combinando as duas, a igreja voa alto e cumpre o propósito anunciado em Atos.

Por isso, a Oitava Igreja busca oferecer às pessoas a oportunidade de se integrarem e viverem, juntamente com os irmãos, os propósitos de adoração, comunhão, discipulado, serviço e missão. Cada palavra da sigla GCOI é importante. Mas vamos focar na última: I, de Igreja. Igreja, no sentido bíblico, só se realiza quando uma pessoa que confessa a Cristo é acolhida e se torna acolhedora, e a comunidade se transforma em “corpo, totalmente ligado, unido, que vive em amor; transforma-se em uma família, que vence a falsidade, vive a verdade e expressa a glória do Senhor”. A comunidade se transforma em Igreja, na qual as pessoas podem dizer: “Eu preciso de você, querido irmão!”. No ambiente do GCOI, sendo poucas as pessoas, é possível desfrutar da intimidade com Deus e com os irmãos. Receber uma ministração e um cuidado específicos às necessidades pessoais. O GCOI promove algo que podemos resumir em cinco palavras: Espiritualidade, Ensino, Evangelismo, Cuidado e Planejamento.

Consegue entender a dimensão do impacto do GCOI na vida das pessoas? E não importa a idade, porque existem GCOIs em todas as redes da Oitava. E esse trabalho só cresce! Em todo início de ano, é feita uma pré-temporada dos GCOIs, e o objetivo é traçar os desafios da nova temporada do ano; é recomeçar, recolocando o time em campo! É fazer do GCOI a porta para muitas conversões e para o acolhimento de todos que visitarão a Oitava. É estarmos preparados para integrar toda a turma na nossa Igreja. Nem sempre é fácil, algumas pessoas são tímidas, outras chegam muito machucadas. Mas, com um forte treinamento da liderança, acompanhamento pela supervisão e coordenação dos GCOIs, uma ênfase nos valores de reciprocidade, pautados nos mandamentos bíblicos – amar uns aos outros, edificar uns aos outros, ser mutuamente hospitaleiros – e, principalmente, tendo em mente que o grande motivo de tudo isso sempre aponta para ele, é possível.

É por isso que uma igreja tão grande como a Oitava é capaz de cuidar e acolher pessoas, e ainda ter espaço para crescer. Porque o alvo final é ter toda a igreja celebrando a Deus, junta nos cultos, e vivendo em comunidade nos GCOIs durante a semana. Encontre o seu GCOI. Seja um líder.

Pr. Eduardo Borges · Pastor Auxiliar

“O GCOI para mim é algo de grande importância, pois me ajudou a deixar de ser um crente domingueiro e a interagir mais com a igreja. Ser um anfitrião de GCOI tem sido algo maravilhoso para mim e minha família. Poder receber e ajudar pessoas a ter um relacionamento maior com Deus. Também me ajudou a melhorar meu relacionamento com a minha família.” Arthur Moreira – Anfitrião do GCOI Shekinah